O inchaço no pós-parto geralmente começa a se manifestar nas primeiras 24 horas após a mulher dar à luz e pode durar até duas semanas. Em alguns casos, pode persistir por até um mês. Isso acontece devido a alguns fatores, como:
– Aumento da produção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, que promovem a retenção de líquidos.
– Acréscimo do volume sanguíneo, que ocorre para suprir as necessidades do bebê.
– Pressão do útero sobre as veias das pernas, que dificulta o retorno do sangue ao coração.
– Gravidez prolongada.
– Administração de soro em parto por cesariana.
Como aliviar o inchaço?
A melhor forma de melhorar gradativamente esse inchaço é a boa e velha caminhada. No parto normal, a puérpera já pode andar no mesmo dia. O recomendado é caminhar calmamente pelo quarto ou pelo corredor da maternidade.
Já no parto por cesariana, no qual há uma grande retenção de líquido devido ao soro usado durante o procedimento, o inchaço acontece normalmente nos membros inferiores e começa a regredir de 10 a 15 dias após a realização da cirurgia. O ideal é a utilização de meias elásticas para amenizar o desconforto das pernas mais pesadas. Com a compressão que os elásticos exercem nelas, a circulação é estimulada, permitindo que o excesso de líquido seja liberado mais rapidamente.
Outra sugestão importante, tanto no parto normal quanto cesárea, é que a mulher durma com as pernas elevadas a 45º. Essa posição sutil durante o repouso auxilia bastante no retorno venoso.
Outras dicas para aliviar o inchaço no pós-parto:
- Elevar os pés, várias vezes ao dia, por cerca de 30 minutos;
- Caminhar gradualmente, à medida que se sentir melhor;
- Beber bastante água, para ajudar o corpo a eliminar os líquidos;
- Evitar o consumo excessivo de sal, que pode piorar o inchaço devido à retenção de líquidos que o sódio provoca;
- Usar roupas confortáveis que não apertem as pernas e os pés.
Dá para prevenir o inchaço no pós-parto?
Como mostramos antes, o inchaço no pós-parto é uma condição normal para as mulheres devido a diversos fatores. Mas há algumas dicas que podem ajudar você durante a gestação para prevenir esse inchaço. Conheça algumas delas.
Controle seu peso. Procure manter um peso saudável durante a gravidez.
Beba água. Mantenha-se hidratada durante todo o dia. Consumir dois litros de água por dia já é suficiente.
Reduza o consumo de sódio. Evite aquele sal a mais nas refeições e procure não consumir alimentos industrializados ricos em sódio.
Combine a gestação com atividade física. Caminhar regularmente, pelo menos 30 minutos por dia, ajuda o corpo a não reter líquidos e fortalece a musculatura das pernas.
Quando procurar ajuda médica
Se o inchaço no pós-parto for muito intenso ou durar mais de duas semanas, é importante procurar ajuda de um médico clínico, pois pode ser um sinal de uma condição mais grave.