Amamentação em tandem: o que é e como fazer?
A amamentação em tandem ocorre quando a mãe amamenta simultaneamente dois filhos de idades diferentes, ou seja, continua amamentando a criança mais velha e o recém-nascido ao mesmo tempo. Essa prática pode gerar dúvidas e até preocupações, mas é viável e natural para muitas mães, permitindo que elas continuem a nutrir e confortar ambos os filhos.
O maior benefício emocional consiste no fortalecimento do vínculo entre os irmãos, especialmente se o mais velho manifestar comportamentos de carência ou ciúmes pela necessidade de se adaptar à chegada do novo bebê.
Como fazer a amamentação em tandem e os cuidados especiais que essa escolha exige:
Priorize o recém-nascido: recomenda-se que a mãe privilegie as mamadas do recém-nascido, pois é o seu alimento exclusivo. Embora seja possível amamentar os dois filhos ao mesmo tempo, não é regra. Muitas mães optam por realizar o aleitamento em momentos separados, principalmente nos primeiros dias, em que o bebê recebe o colostro, que é riquíssimo em anticorpos;
Prepare-se para a demanda: fique tranquila, pois haverá leite suficiente para amamentar duas crianças. Quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido. Mantenha-se hidratada, alimente-se de forma balanceada e tente descansar sempre que possível para que a rotina não seja tão exaustiva;
Encontre uma posição confortável: amamentar ambos os filhos ao mesmo tempo pode ser um desafio. Por isso, acomode-se de forma confortável em um ambiente tranquilo;
Busque apoio: conte com a ajuda do seu parceiro e familiares.
O filho mais velho pode querer voltar a mamar?
Sim, a amamentação em tandem pode ocorrer também quando a criança mais velha já tiver desmamado e, com a chegada de um novo bebê, queira retornar ao peito da mãe. O mais importante é que a mãe se sinta à vontade com sua escolha e ambos recebam os benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais da amamentação.
Consulte um profissional de saúde
Antes de iniciar o aleitamento em tandem, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda avisar seu pediatra que deseja amamentar ambos os filhos. Dessa forma, o médico irá acompanhar o ganho de peso do recém-nascido e poderá dar orientações personalizadas sobre essa prática.
Cada família é única e o que funciona para uma mãe pode não funcionar para outra. Mas com planejamento, apoio e acompanhamento especializado, amamentar em tandem pode ser uma experiência única e gratificante para fortalecer os laços familiares.