De acordo com uma publicação da revista científica Human Reproduction de 2018, manter uma dieta saudável melhora o sistema imunológico, além de dar mais energia e evitar problemas para engravidar, ao contrário de mulheres que consumiam fast-food.
Fazer apenas dieta não significa que possa haver gravidez. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade afeta de 50 a 80 milhões de pessoas no mundo. Apenas no Brasil, é estimado que cerca de oito milhões de pessoas podem ser inférteis. Apesar do dado preocupante, hoje existem inúmeras técnicas modernas de reprodução assistida, deixando o casal com ótimas chances de ter um filho.
Algo que ajuda demais é consultar um especialista para criar uma alimentação balanceada e nutritiva, que ajuda a estimular os hormônios envolvidos na fertilização. Nutrientes como ácido fólico, ferro, zinco, selênio, Vitamina B6, Vitamina E, Vitamina A, Vitamina C, e muitos outros atuam diretamente no sistema reprodutor feminino.
Alguns alimentos que podem ajudar são:
-Folhas verdes escuras, por possuírem vitaminas do complexo B, que são essenciais na formação e no desenvolvimento do feto;
-Leguminosas como feijão e ervilha evitam a anemia da mãe, assim não prejudica a ovulação;
-A vitamina D é encontrada em carnes vermelhas e brancas, além do fruto do mar. Essa vitamina regula a distribuição hormonal. No entanto, é importante tomar sol de 15 a 20 minutos por dia para ativar os nutrientes;
-Uma das grandes aliadas são as frutas, em especial as amarelas como manga, abacaxi e maracujá. Frutas amarelas contém vitamina A, que regulam a produção hormonal feminina;
-Até mesmo castanha-do-Pará é uma boa pedida por ser rica em selênio, melhorando a qualidade e a produção dos óvulos.
O que evitar neste período?
É necessário diminuir o consumo de álcool, alimentos industrializados e cafeína, já que podem diminuir a fertilidade. Além deles, é importante evitar o consumo de refrigerantes e carboidratos simples, como doces e farináceos. Tudo isso pode interferir na gravidez por diminuir a capacidade do organismo em reagir à insulina, aumentando as chances de ovulação irregular.
Os homens também devem se preocupar?
Com certeza, já que a nutrição acaba interferindo na qualidade do sêmen como um todo, bem como sua quantidade e estrutura. Assim como as mulheres, os homens também precisam ser saudáveis e manter uma dieta regular.
Se manter longe de fast-foods é o ideal, pois podem aumentar os riscos de obesidade e outras doenças. Comer pizza, hambúrguer, batata frita e beber refrigerantes acabam por prejudicar a função dos testículos e afetam a fertilidade masculina, diminuindo a quantidade e qualidade dos espermatozoides presentes na ejaculação. Isso ocorre pelo excesso de estresse oxidativo vindo da comida ultraprocessada.