A pega da amamentação: exercícios que podem ajudar e tornar o processo mais confortável para a mãe

A amamentação é uma das experiências mais importantes para a mãe e o bebê. Mas, para que seja um momento tranquilo, é importante que a pega seja realizada de maneira correta, afinal é ela que irá garantir a alimentação do bebê e evitar dores e ferimentos nos seios da mulher.

Para ajudar nesse processo, nossa equipe de obstetras e ginecologistas preparou uma lista com alguns exercícios que podem ser feitos para tornar a amamentação mais confortável e eficiente.

Lembre-se de que é normal ter algumas dificuldades no início e que a amamentação não deve ser dolorosa para a mulher. Caso não seja possível, existem outras inúmeras formas de realizar a prática com o mesmo amor e carinho.

Como saber se a prega está incorreta?

Caso a pega esteja incorreta, o bebê dará alguns sinais, como gemer e chorar. No entanto, é importante que a mãe esteja atenta a alguns pontos.

Durante a amamentação, o bebê só pode produzir o som de engolir o leite. Caso sejam notados sons diferentes, é um possível sinal de que a pega não esteja correta. Além disso, não podem aparecer covinhas na bochecha.

Para recomeçar e alinhar corretamente a posição, a mãe deve colocar o dedo mínimo na boca do bebê de modo que entre um pouco de ar. Em seguida, é só afastá-lo do bico do peito e reposicioná-lo.

Posicione corretamente

É importante posicionar o bebê de maneira que ele fique de frente para o seio e com o queixo tocando a mama. Ele deve estar com a boca bem aberta e a língua posicionada para baixo. O tronco também deve estar alinhado para que ele consiga abocanhar o seio e extrair o leite com conforto.

Estimule-o a abrir a boca

Caso o bebê não abra a boca, a mãe pode utilizar a técnica do “C”, que consiste em posicionar o dedo indicador e polegar de modo que formem um “C”. Após isso, a mulher deve segurar a mama e aproximá-la da boca do bebê, tocando o lábio superior e inferior.

Faça compressões mamárias

Esse exercício consiste em pressionar suavemente a mama com os dedos, para que o leite saia mais facilmente. Isso ajuda a garantir que a amamentação esteja acontecendo de maneira eficiente. Além disso, essa prática também aumenta a produção do leite.

Use almofadas de amamentação

As almofadas de amamentação ajudam a posicionar o bebê de maneira mais confortável e manter uma posição adequada durante o processo. Ainda, elas também ajudam a evitar dores nas costas e no pescoço.

Relaxe e tenha paciência!

Durante a amamentação é fundamental que a mãe também esteja em uma posição confortável para evitar dores e câimbras no braço.

A prática pode ser desafiadora no início, mas com o tempo você e seu bebê irão se acostumar e a pega correta se tornará mais natural. Tenha paciência e não desista, pois ela é fundamental para a saúde e o desenvolvimento do seu bebê.

Busque ajuda profissional

Caso ainda tenha dificuldades, não hesite em procurar a ajuda de um profissional de saúde. Os consultores de amamentação, além de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, auxiliam e fornecem cuidados.

Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM) Rede D’Or São Luiz

Aqui na Rede D’Or São Luiz, oferecemos um serviço exclusivo para as novas mamães. O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM) ensina, incentiva e apoia a amamentação durante toda a internação.

Após a alta hospitalar, o GAAM dará todo apoio à puérpera e ao bebê com orientações por contato telefônico. Se necessário, a mãe poderá agendar uma consulta que será realizada por uma enfermeira especialista no assunto, sem custo.

Vale destacar que este serviço é uma cortesia e faz toda a diferença para a garantia do sucesso do aleitamento materno.

Encontre um especialista