Linfoma de Hodgkin
O que é linfoma de hodgkin?
O câncer é definido como uma condição que acontece quando um determinado grupo de células passa a se comportar de maneira anormal, apresentando um crescimento acelerado e desordenado. Quando esse câncer afeta o sistema linfático de um indivíduo, mais especificamente os gânglios, a pessoa é diagnosticada com linfoma de hodgkin.
Ainda dentro da classificação dos linfomas de hodgkin, existem outras subdivisões, em que podemos destacar: o linfoma de hodgkin clássico e o linfoma de linfócitos predominantes de hodgkin.
Assim como a leucemia, essa condição é determinada como um câncer de sangue, porque afeta também a linfa, que circula por dentro dos gânglios do sistema linfático.
Quais são os sintomas do linfoma de hodgkin?
Entre os sintomas do linfoma de hodgkin, temos:
- inchaço nos gânglios do corpo, que podem estar localizados em lugares como a lateral do pescoço, as axilas e a virilha;
- dor nesses gânglios;
- febre e calafrios;
- suor intenso;
- fadiga e cansaço;
- mal-estar geral;
- perda de peso e de apetite;
- tosse e sensação de peito apertado;
- erupções cutâneas, como manchas avermelhadas pelo corpo;
- coceira; e
- aumento do fígado e do baço.
O diagnóstico dessa condição é feito por meio de exames de imagem que confirmam o inchaço localizado nos gânglios, seguido de biópsia feita com a retirada de uma amostra do local que está inchado.
Como é o tratamento do linfoma de hodgkin?
A trilha de tratamento indicada para o paciente depende, diretamente, do nível em que o câncer se encontra. Pacientes com linfoma de hodgkin podem passar pela quimioterapia, seguida de sessões de radioterapia, a depender do caso do indivíduo.
A Oncologia D’Or é referência no tratamento oncológico de excelência e qualidade. As mais de 40 clínicas que compõem a Oncologia D’Or estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.