Leucemia Aguda
O que é leucemia aguda?
O sangue é composto por diferentes tipos de células, como os glóbulos brancos, responsáveis pela nossa defesa; glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio para os órgãos; e as plaquetas, partículas de células responsáveis pela nossa coagulação. Eles são produzidos na medula óssea, uma estrutura que está localizada no interior dos ossos do esqueleto.
A leucemia aguda é caracterizada por alterações genéticas nas células jovens da medula óssea, que levam à produção exagerada de células doentes não funcionantes e à diminuição da produção de células normais.
A leucemia aguda é um tipo grave e agressivo de doença hematológica, uma vez que essas células se multiplicam com muita velocidade, entretanto possuem tratamento específico com boas taxas de sucesso.
Quais são os tipos de leucemia aguda?
Existem diferentes tipos de leucemia aguda, sendo que a nomenclatura está relacionada ao tipo de células que é afetada pelo câncer.
- leucemia mieloide aguda: Essa é a leucemia aguda mais comum nos adultos e afeta as células que de origem mieloides. Encontramos vários subtipos de leucemia mieloide aguda, atualmente sendo melhor caracterizada por alterações genéticas e moleculares. Um deles é a leucemia promielocítica aguda, doença com translocação gênica característica e tratamento com medicações que atuam especificamente sobre essa alteração.
- leucemia linfoblástica aguda: Essa é a leucemia mais comum em crianças e faz com que as células de origem linfoide imaturas se multipliquem de forma desorganizada.
Quais os sintomas de leucemia aguda:
Entre os sintomas gerais de leucemia aguda, podemos destacar:
- anemia;
- mal-estar;
- cansaço, fadiga e fraqueza;
- tontura;
- falta de ar;
- sangramentos que normalmente acontecem nas gengivas e no nariz;
- vulnerabilidade a infecções;
- gânglios inchados;
- febre;
- dor no corpo e nas articulações;
- perda de apetite; e
- emagrecimento espontâneo.
Como é o tratamento da leucemia aguda?
O tratamento da leucemia aguda vai depender de diversos fatores, e cada caso recebe suas recomendações particulares.
Os tratamentos se diferenciam de acordo com o subtipo da doença, a idade do paciente e outras características clínicas. De um modo geral, o tratamento inicial consiste em um protocolo com múltiplas drogas quimioterápicas, chamado de fase de indução.
A leucemia aguda também pode ser tratada em fases subsequentes por meio do transplante de medula óssea, a partir de um doador saudável, que é transplantada para um paciente. Essa nova medula óssea passa a produzir células normais que vão, aos poucos, restabelecendo o organismo do paciente.
A Rede D’Or São Luiz é sinônimo de excelência no tratamento contra o câncer por meio da Oncologia D’Or, uma rede de mais de 40 clínicas especializadas no atendimento oncológico de excelência e presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.