Com este exame estudamos variadas patologias do esôfago, como câncer, tumores e refluxo.
O exame de raio-X, também conhecido como radiografia, é um exame de imagem muito comum, devido a seu baixo custo, rapidez e por ser não invasivo, dispensando preparos prévios na maioria das situações. O exame utiliza baixas doses de radiação para identificar diversas alterações, por isso é contraindicado para gestantes.
É um exame bastante utilizado em emergências devido à rapidez e produz fotografias da região analisada em segundos, gerando imagens bidimensionais em uma chapa.
Uma das variações deste exame é o raio-X contrastado, que é um exame de raio-X convencional, mas no qual o paciente recebe uma dose de medicamento via oral ou injetado na veia, que irá depender da região examinada. Esse medicamento permite que o médico visualize as estruturas corporais do paciente com mais detalhes e clareza.
No Raio-X de Esôfago são aplicadas técnicas de raio-X combinado a contraste, que permite estudar em detalhe o esôfago, auxiliando o diagnóstico de refluxo e tumores.
O exame também pode ser chamado Raio-X contrastado de Esôfago.
Para a realização do exame de Raio-X de Esôfago, o paciente recebe a aplicação de contraste, que permite melhor visualização do interior do esôfago.
Em seguida, é encaminhado ao raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
O osso ganha determinada impressão, enquanto tecidos moles e conteúdo líquido geram outras marcas, permitindo visualizar seu interior.
Com o Raio-X de Esôfago estudamos variadas patologias do esôfago, como câncer, tumores e refluxo.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
Como é o preparo para o exame de Raio-X de Esôfago?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: 1 hora.
JEJUM: é necessário jejum, que varia de acordo com a idade do paciente.
CONTRAINDICAÇÕES: em caso de gravidez confirmada ou atraso menstrual, a paciente não deverá realizar o exame. Além disso, o meio de contraste baritado não é indicado para pessoas com suspeita de fístulas nas cavidades abdominal, pélvica ou torácica.
EXAMES ANTERIORES: se houver exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, é necessário levá-lo para comparação.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é importante que o paciente não fume até a hora do exame. Além disso, não é recomendado o uso de antiácidos, protetores gástricos ou outras medicações que interfiram na mobilidade gastrointestinal. Os demais medicamentos de uso contínuo não necessitam de interrupção. O paciente deve levar os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Raio-X de Esôfago.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.