Trata-se de um exame de Raios X que permite avaliar o paciente enquanto engole líquidos e alimentos com contraste, avaliando estruturas anatômicas como esofâgo e boca, durante o processo de deglutição.
O videodeglutograma é um exame que utiliza a técnica de raio-x com contraste para avaliar o processo de deglutição. O procedimento viabiliza visualizar em tempo real a passagem de alimentos e líquidos na faringe e no esófago.
O videodeglutograma permite diagnosticar problemas como disfagia (dificuldade para engolir) e avaliar o risco de aspiração de alimentos para as vias respiratórias. O exame também pode ser solicitado para analisar a eficácia dos tratamentos e desenvolver estratégias individualizadas de reabilitação.
No videodeglutograma, o paciente ingere alimentos de diferentes texturas enquanto está posicionado em frente à máquina de raio-x, que transmite em vídeo o processo de deglutição nas regiões oral, faríngea e esofágica superior. Esses alimentos são misturados ao contraste com bário para uma visualização detalhada do percurso.
Diversos médicos podem indicar o videodeglutograma, como otorrinolaringologistas, gastroenterologistas e neurologistas.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se necessário.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e pela AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Como é o preparo para o exame de Videodeglutograma?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: 1 hora, em média.
JEJUM: é necessário jejum, cujo tempo varia de acordo com a idade do paciente. Para lactentes, recomenda-se trazer o leite materno na mamadeira. Confira mais detalhes no link abaixo.
CONTRAINDICAÇÕES: o exame não é recomendado para gestantes ou mulheres com atraso menstrual. Pacientes com suspeita de fístula abdominal, pélvica ou torácica não devem utilizar o meio de contraste baritado.
EXAMES ANTERIORES: se houver exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo para comparação.
OUTRAS INFORMAÇÕES: a não realização do preparo de forma adequada pode comprometer as imagens ou gerar o cancelamento do exame. Para pessoas que utilizam medicação de forma contínua, não é necessária a interrupção.
Clique no link e acesse o preparo completo para o Videodeglutograma.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.