Este exame permite a elucidação da dor na apendicite, pielonefrite ou colecistite.
A tomografia renal sem contraste é um exame de imagem para visualizar os rins e as vias urinárias. O procedimento é rápido, não invasivo e seguro, ideal para identificar cálculos renais e outras condições, como pielonefrite e apendicite.
Por não envolver contraste, é especialmente indicado para pacientes com alergia ao contraste ou com função renal comprometida.
O exame começa com a chegada ao local com 20 minutos de antecedência. Durante o procedimento, o paciente deita-se em uma mesa que se move por meio do tomógrafo, enquanto a máquina captura imagens detalhadas dos rins.
Após o exame, o paciente deverá aguardar cerca de 15 minutos para que o médico possa confirmar se as imagens são suficientes ou se serão necessárias imagens adicionais. Uma vez liberado, o paciente pode retomar suas atividades normalmente, sem restrições.
A principal função desse exame é diagnosticar cálculos renais, que são massas sólidas que se formam nos rins ou nas vias urinárias. Além disso, o exame é útil na investigação de outras condições que podem causar dor abdominal, como pielonefrite (infecção renal), apendicite e colecistite.
Por ser um exame que não utiliza contraste, não há grandes contraindicações específicas, além das relacionadas à exposição à radiação, como para gestantes. Contudo, o médico deve avaliar cada caso individualmente.
Não, o exame é indolor. O paciente apenas precisa permanecer imóvel durante o procedimento, enquanto a máquina captura as imagens. O único desconforto pode ser o tempo de espera e a necessidade de deitar-se na mesa do tomógrafo.
Esse exame pode ser solicitado por médicos de diversas especialidades, incluindo nefrologistas, urologistas e clínicos gerais, principalmente quando há suspeita de cálculos renais ou outros problemas nos rins ou no trato urinário.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se necessário.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e pela AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.