Nariz de grávida: mudanças na face durante a gravidez

O "nariz de grávida", caracterizado por um aumento no tamanho e na sensibilidade do nariz, é uma experiência comum para muitas mulheres durante a gestação. Apesar de ser um sintoma temporário, pode gerar incômodos nas gestantes. Nesta matéria, você conhecerá as causas e os sintomas desse fenômeno e poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Causas

Os hormônios da gravidez, como progesterona e estrogênio, causam a dilatação dos vasos sanguíneos, incluindo os do nariz. Isso leva a um aumento do fluxo sanguíneo na região, resultando em um nariz mais inchado e avermelhado.

Além disso, a retenção de líquidos, comum na gravidez, também pode afetar o nariz, contribuindo para o seu aumento de tamanho.

Essa alteração no nariz da gestante é normal. Seis meses após o nascimento do bebê é esperado que o tamanho do nariz e de outras extremidades do corpo volte ao normal.

Sintomas

  • Nariz maior e mais largo
  • Nariz mais vermelho e brilhante
  • Congestão nasal
  • Sensação de nariz entupido
  • Sangramento nasal ocasional

Como amenizar os sintomas do “nariz de grávida”?

Embora seja normal, existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas do “nariz de grávida”, melhorando a circulação sanguínea corporal.

Praticar exercício físico: tenha uma rotina de exercícios físicos durante a gravidez. Isso pode ajudar a reduzir o inchaço do nariz.

Alimentação: procure ter uma alimentação balanceada, consumindo frutas, verduras e proteínas, e faça a suplementação de vitaminas indicada no pré-natal.

Aplicar compressas frias: compressas frias na região do nariz podem ajudar a reduzir o inchaço.

Evitar ambientes secos: locais secos podem piorar a congestão nasal. Usar um umidificador para controlar a umidade do ambiente contribui para uma melhor qualidade do ar.

Beber bastante água: a hidratação ajuda a manter as mucosas saudáveis e a reduzir a congestão.

Quando devo procurar ajuda médica?

Geralmente, as alterações de tamanho do nariz e outras extremidades do corpo da gestante têm início na 28.ª semana de gravidez. Além do nariz, os pés, os dedos das mãos e os tornozelos são afetados pela mudança da circulação do sangue na gravidez.

Mesmo sendo comum, o inchaço deve ser investigado com atenção, principalmente se todo o rosto da mulher for afetado. É fundamental consultar um médico para que ele faça a exclusão das doenças que podem causar o inchaço, como doença hipertensiva, diabetes e pré-eclâmpsia.

Procure ajuda médica se você apresentar os seguintes sintomas:

  • Sangramento nasal frequente ou intenso
  • Dor intensa no nariz Dificuldade para respirar
  • Inchaço facial
  • Dor de cabeça forte
  • Visão turva

Dicas para lidar com o “nariz de grávida”

Aceite que o “nariz de grávida” é uma parte normal da gravidez e que ele voltará ao normal após o parto. É importante se concentrar nos aspectos positivos da gravidez.

Se tiver dúvidas, converse com seu médico sobre qualquer possível angústia. Uma boa dica é usar técnicas de relaxamento para enfrentar o estresse e a ansiedade.

Lembre-se: o “nariz de grávida” é um sintoma temporário e não deve ser motivo de preocupação. Ao seguir as dicas acima, você aproveitará ao máximo sua gravidez.

Encontre um especialista