É normal sentir dor abdominal na gravidez?

Sensação de peso na barriga e outros desconfortos. Saiba quais são as causas de dor abdominal na gestação e quando se preocupar.

Durante a gestação, especialmente no primeiro trimestre, o corpo passa por inúmeras mudanças para favorecer o desenvolvimento do feto. Uma das queixas frequentes entre as futuras mães é a dor abdominal, que pode variar em intensidade e localização. Mas até que ponto isso é normal? Nesta matéria, vamos explorar as causas das dores abdominais no início e ao longo da gravidez e elucidar quando é necessário buscar ajuda médica.

Sensação de peso na barriga: por que ocorre?

Nos primeiros meses de gravidez, é comum que as gestantes sintam um peso na região abdominal, resultado do aumento do útero e do maior fluxo sanguíneo na área pélvica. Conforme o útero cresce, ele pressiona os órgãos ao redor, podendo causar desconforto, especialmente na parte inferior do abdômen.

O que pode causar dor abdominal na gravidez?

  • Estiramento dos ligamentos: devido ao crescimento do útero, causando desconforto na região inferior do abdômen.
  • Constipação e gases: a gravidez pode desacelerar o trânsito intestinal, causando prisão de ventre e dor abdominal.
  • Infecções urinárias: comuns especialmente no início na gravidez. Podem causar dor na região da bexiga e no baixo ventre.
  • Gravidez ectópica: ocorre quando o feto se desenvolve fora do útero, geralmente nas trompas. Nesse caso, a dor abdominal tende a ser intensa e concentrada em um lado do abdômen.
  • Aborto espontâneo: ocorre com maior frequência antes das 20 semanas e costuma estar acompanhado de outros sintomas, como sangramento vaginal.
  • Contrações de Braxton-Hicks: são contrações normais que ajudam a preparar o útero para o parto. Embora mais comuns no terceiro trimestre, elas podem começar já no segundo. Muitas vezes, são tão leves que a gestante nem as percebe. A frequência dessas contrações tende a aumentar conforme a gravidez avança.
  • Descolamento da placenta: condição séria que pode levar ao parto prematuro ou aborto, dependendo do estágio da gestação. Além de causar dor abdominal intensa, está frequentemente associado ao sangramento vaginal.

Onde é a dor abdominal na gravidez?

As dores abdominais na gravidez geralmente se manifestam no baixo ventre, resultado do crescimento do útero. Algumas mulheres podem sentir desconforto em forma de pontadas ou cólicas semelhantes às menstruais. Esse tipo de dor, desde que leve e passageira, é uma resposta natural do corpo às mudanças da gestação. Algumas medidas podem aliviar o desconforto:

  • Repouso: descanse e faça pausas durante o dia.
  • Alimentação e hidratação: evite frituras e alimentos gordurosos ou que causem gases. Consuma alimentos ricos em fibras e beba bastante água para facilitar a digestão.
  • Exercícios: caminhada, alongamento e outras atividades, desde que liberadas pelo médico, ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo e a reduzir a sensação de peso.

Quando se preocupar?

Busque ajuda médica se a dor for intensa e persistente ou acompanhada de sangramento vaginal, secreção incomum, febre, calafrios, tontura ou vômito.

Realizar o pré-natal é essencial para uma gestação segura. Com o acompanhamento adequado e atenção aos sinais de alerta, você assegura uma gravidez tranquila e saudável para você e seu bebê.

Encontre um especialista