Hospital e Maternidade São Luiz Caetano
São Caetano do Sul, SP
Sobre a Maternidade
Do pré-natal ao pós-parto, o atendimento e o cuidado que a sua família merece.
São 29 leitos de Maternidade em São Caetano do Sul com a tradição e a excelência da marca São Luiz, uma das mais tradicionais do país. Além de oferecer os mesmos serviços das outras unidades, como Curso Preparatório para Pais, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno, e uma UTI Neonatal de ponta com 18 leitos para tratamento de recém-nascidos que requerem cuidados especiais.
Horário de Visita da Maternidade: Um acompanhante (pai ou outro familiar direto).
As visitas serão permitidas no horário das 09h às 21h, sem limites por dia, mas respeitando no máximo 4 visitantes no quarto de cada vez para a segurança da mãe, seus filhos e dos próprios visitantes.
Horário de visita da UTI Neonatal: Visitas exclusivamente dos pais.
Acomodações
Apartamentos
Todos os leitos da Maternidade do São Luiz atendem a exigentes critérios de qualidade e conforto. Os apartamentos da Maternidade do São Luiz tem TV a cabo, acomodação para acompanhante (recamier), poltrona de amamentação, mesa para refeições, frigobar, armários e banheiro, além de berço no quarto.
Suíte
A suíte da maternidade tem antessala para recepcionar e receber os convidados, o que garante mais conforto e privacidade durante as visitas. Os ambientes são espaçosos e pensados para atender com qualidade e exclusividade os papais e toda a família. A suíte não possui cobertura de planos de saúde.
Apartamentos com dois leitos
A Maternidade oferece, ainda, apartamentos com dois leitos, visando atender também aos planos enfermaria, que não dão direito ao atendimento em quarto exclusivo, com as mesmas comodidades de um apartamento com um leito.
Salas de Parto
O centro obstétrico da unidade São Caetano tem modernos recursos para receber o seu bebê com toda a segurança e tecnologia.
Dispomos de salas para pré parto com equipamentos para realização de analgesia não farmacológica (espaldar, cavalinho, bola suíça), poltrona para acompanhante, TV e banheiro privativo.
Contamos com duas salas de parto para cesárea ou parto natural, além disso há uma sala Labor Delivery Room, especial para realização de partos naturais com recursos como banqueta de parto, banheira, cromoterapia e aromaterapia.
Um espaço exclusivo, com ambiente aconchegante.
Especialidades
Emergência Ginecológica
Também localizado no 10º andar, conta com 2 consultórios para atendimento exclusivo em ginecologia e obstetrícia, além de sala de observação com 4 poltronas e 2 leitos para realização de exames e medicações.
Medicina Fetal
A maternidade São Luiz de São Caetano oferece ainda no 10º andar o serviço de Medicina Fetal com equipe altamente capacitada e reconhecida, com realização de exames de ultrasom em gestantes internadas, pacientes do Pronto Socorro da Mulher (urgências) e com agendamento (eletivos).
Funciona de segunda à sexta nos períodos de manhã e tarde das 07h às 21h, além dos sábados e domingos das 07h às 12h.
UTI Neonatal
O setor de Neonatologia da Unidade São Caetano, é um serviço de referência, realizado por equipe de profissionais especializados que atendem o modelo de cuidados integrados no recém-nascido (RN) e família.
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal dispõe de unidades específicas e especializadas para atendimento de perfil NeuroNeo, CardioNeo, Cirúrgico, Prematuros, Recém nascidos de Longa permanência (NeoPed) e perfil geral.
Em todas nossas unidades há programação e orientação envolvendo a família nos cuidados do bebê.
A nossa UTI Neonatal tem 2 diferenciais na assistência: a tecnologia e a humanização. Assim, a assistência é baseada nos Cuidados Centrados na Família e coloca o RN no foco do cuidado: O RN em 1º lugar -“The First Patient”.
Nós promovemos práticas que integram a assistência e o bem-estar do RN e família.
Entre muitas práticas de humanização promove-se:
– Cuidados Centrados na Família: envolvimento e participação ativa dos pais nos cuidados do bebê.
– Comemorações em Datas Festivas: completar 1º mês, completar 1Kg, comemorações do Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Alta (corredor de palmas), Semana Mundial do Aleitamento Materno, mês da Prematuridade com o Novembro Lilás (temos evento específico para encontro dos bebês prematuros e familiares) e as comemorações do Natal.
A UTI Neonatal torna-se um ambiente personalizado nessas datas.
– Método Canguru: modelo de cuidado que promove atenção humanizada ao RN de baixo peso, gerando ações que envolve o RN, família e profissionais de saúde.
O Hospital Maternidade São Luiz foi um dos pioneiros na prática Canguru, a qual permite o contato pele-pele entre mãe/pai e bebê favorecendo o vínculo afetivo além de promover ganho ponderal, estabilidade de temperatura e melhor desenvolvimento neuropsicomotor.
– Cuidados de Manipulação Mínima: programação para o mínimo de manipulação ao longo do dia, concentrando os cuidados assistenciais, administração de medicamentos e trabalho da fisioterapia em horários determinados, aumentando o tempo sem manipulação ao RN.
– Hora do Soninho: momento em que os estímulos ambientais, incluindo os sons e luzes da unidade, são diminuídas para que o bebê descanse melhor.
– Corredor de Palmas: Uma das práticas de humanização, realizada na alta. O Hospital Maternidade São Luiz foi um dos pioneiros nessa prática, a qual trouxemos para Unidade São Caetano. Ela envolve um “corredor” de pessoas constituído pelo RN, familiares e profissionais com o RN, pai e mãe no centro e na saída deles há palmas e música.
É um momento de alegria para todos.
O significado é: Palmas ao herói e sua família, aos profissionais, enfim, ao sucesso.
Além da assistência humanizada, a UTI Neonatal dispõe de tecnologia de ponta para os cuidados assistenciais e monitorização. Assim, o tempo útil do cuidado é otimizado, com rapidez no diagnóstico e terapêutica.
Dentre recursos tecnológicos oferecemos:
a] Equipamentos diferenciados incluindo incubadora de dimensão ampla com balança acoplada e com controle de umidificação.
b] Ventiladores mecânicos com diversos modos de ventilação: convencional e de alta frequência para fase de cuidados mais intensivos.
c]Equipamentos de ventilação não invasiva: CPAP nasal, cateter nasal de O2, cateter de O2 de alto fluxo para desmame precoce da ventilação minimizando efeitos desta sobre o pulmão.
d] Equipamento de Hipotermia para proteção cerebral, a qual constitui na técnica de resfriamento corporal para bebês asfixiados (com menor oxigenação cerebral).
e] Equipamento de medida de saturação de O2 periférica e cerebral (NIRS/infra-red).
f] Monitorização contínua da atividade cerebral (aparelho de aEEG- eletroencefalografia a beira do leito).
g] Equipamentos de diálise para modalidades de diálise peritoneal, hemodiálise convencional e contínua.
h] Oxigenação com Membrana Extracorpórea (ECMO).
Todos os equipamentos recebem manutenção preventiva pela engenharia clínica.
A nossa UTI Neonatal é reconhecida pelo atendimento de patologias complexas e cirúrgicas. Estamos capacitados em estrutura, profissionais e tecnologia para atender bebês com problemas congênitos, síndromes e malformações clínicas e cirúrgicas.
Quanto às cirurgias neonatais, realizamos todo tipo de procedimento cirúrgico, incluindo cirurgia cardíaca de grande porte e acompanhamento no pós-operatório com profissionais especializados 24h, monitorização hemodinâmica e cerebral contínua, diálise peritoneal e modalidades de extracorpórea como hemodiálise contínua e ECMO. Neste contexto, também realizamos outras cirurgias como as urológicas, abdominais, torácicas, plástica, ortopédicas, correção de defeitos faciais e neurológicas.
2.CUIDADO MULTIDISCIPLINAR NA ASSISTÊNCIA AO RN NA UTI NEONATAL
Todos os recém-nascidos têm assistência por equipe multiprofissional de pediatras neonatologistas, intensivistas com avaliações médicas diárias e equipe multiprofissional incluindo enfermeiras, técnicas de enfermagem, enfermagem de apoio ao aleitamento materno (24 horas por dia) e assistência da fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e psicologia se for necessário.
Alguns bebês necessitam de cuidados especiais quando estão com acesso vascular para hidratação e medicamentos e os que apresentam pele muito sensível ou lesões. Nestas situações, nós dispomos de Grupo de PICC (cuidados com PICC-cateter central de inserção periférica) e Profissionais capacitados para Cuidados com a Pele (cuidados com a pele íntegra e a pele sensível).
3.ESPECIALIDADES DISPONÍVEIS PARA ATENDIMENTO DO RN
Além da equipe multiprofissional da linha de base há retaguarda de especialidades clínicas e cirúrgicas incluindo: genética; cirurgia pediátrica; cirurgia cardíaca e torácica; neurocirurgia; cardiologia e neurologia pediátrica clínica; endocrinologia pediátrica; dermatologia, urologia pediátrica; cirurgia plástica; otorrinolaringologia; endoscopia, neurofisiologia, oftalmologia, hematologia pediátrica, infectologia, nefrologia pediátrica e ortopedista.
4.ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA NAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS
Os pais participam ativamente dos cuidados com o bebê, inclusive em pequenos cuidados de enfermagem como banho, higiene, trocas de fraldas e durante o aleitamento ou oferta de leite sempre focando no cuidado centrado na família.
5.AMAMENTAÇÃO E OFERTA DE LEITE MATERNO NA UTI NEONATAL
O Aleitamento materno é incentivado e este poderá ser iniciado quando o bebê estiver com condições clínicas e apresentar maturação fisiológica para sucção e deglutição, as quais ocorre a partir de 34 semanas.
Dentro do conceito de humanizar o atendimento, nós temos a Sala de Coleta de leite materno, onde as mães cujos bebês estão internados na UTI Neonatal podem extrair o leite, o qual será ofertado ao seu bebê mesmo quando elas estiverem ausentes garantindo o leite materno como primeira nutrição.
O leite materno é ordenhado, armazenado e posteriormente oferecido como leite materno crú para o bebê.
Também estimulamos a mãe para extração precoce de leite materno (colostro), o qual oferecemos ao bebê nos primeiros dias, a Colostroterapia: técnica de administração de colostro na mucosa oral, em gotas, garantindo que o bebê recebe os fatores de proteção presente no colostro mesmo em condições clínicas de UTI Neonatal.
6.INDICADORES DA UTI NEONATAL
O resultado da assistência por profissionais especializados, uso de recursos tecnológicos e humanização garante índices maiores de sobrevida aos prematuros.
Os resultados técnicos da UTI Neonatal do São Caetano estão alinhados com as diretrizes da Rede Dor São Luiz e das referências internacionais. Para os RN com peso < 1.500g, a chance de sobrevida está entre 90 e 92%. Neste contexto, temos bebês prematuros extremos entre 500-600g com sobrevida e alta hospitalar.
O índice de infecção, é baixo, com médias anuais de Densidade de Infecção Hospitalar e Infecção de Corrente Sanguínea Associada ao Cateter de 0,6/mil e 1,2/mil, respectivamente, atingindo períodos longos de zero infecção.
A “zero infecção” é meta contínua na UTI Neonatal.
O Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano possui certificação ONA e JCI, certificação nacional e internacional como padrão de qualidade.
Nossa UTI Neonatal está integrada à EPIMED, uma rede nacional de UTIs de banco de dados e benchmark.
7.ALTA SEGURA
Durante a permanência na UTI Neonatal, os cuidados assistenciais para mãe e bebê são integrados e com envolvimento da família. A mãe, pai ou acompanhante recebem informações e orientações quanto aos cuidados da pele, coto umbilical, eliminações, troca de fraldas e banho.
Recebem resumo de alta do RN com informações clínicas, plano terapêutico e programação após a alta. Há orientações focadas no aleitamento materno e icterícia.
Também recebem orientações e treinamento sobre intercorrências que possam ocorrer em casa após a alta (simulação teórico e prática com bonecos).
Dentro deste contexto, há práticas diferenciadas que promovem a ALTA SEGURA e envolvem os Cuidados Centrados na Família incluindo a:
- Simulação Realística com Bonecos: treinamento operacional e orientações envolvendo a família nas possíveis intercorrências após a alta como apnéia, cianose e perda de folego.
- Simulação com boneco para posicionamento do bebê: treinamento para as situações de uso de bebê conforto, cadeirinha e períodos durante e após as mamadas.
No momento da alta, a mãe e bebê saem juntos acompanhados pela enfermagem e após conferência.
7.AVALIAÇÃO DO RN APÓS A ALTA
Nosso serviço oferece atendimento específico de retorno aos RN após a alta para reavaliação de icterícia e qualquer alteração e/ou intercorrência clínica e cirúrgica. Isto ocorre sob demanda marcada e espontânea, caso a família ou pediatra externo necessitar.
Serviços
Plano maternidade
Sempre preocupado em garantir o melhor atendimento, a Maternidade São Luiz de São Caetano disponibiliza o Plano Maternidade para clientes que não possuem convênio médico ou que estejam em período de carência em seu plano de saúde.
Principais itens contemplados:
Para a parturiente
- 03 (três) diárias de internação na acomodação escolhida
- Equipamentos, monitores, taxas e salas
- Exames do Grupo Sanguíneo ABO e RH, Fenotipagem e Teste de Coombs indireto
- Insumos: medicamentos e materiais (durante o período máximo de 03 dias)
- Refeições: desjejum, almoço, café da tarde, jantar e ceia (durante o período máximo de 03 dias)
- Serviços de Hotelaria e Concierge
- Serviços de Enfermagem
Para o Recém-nascido
- 03 – Diárias em alojamento conjunto
- Exames do Grupo Sanguíneo ABO e RH, Fenotipagem e Teste de Coombs direto
- Fototerapia – 01 (um) dia
- Honorários médicos do Neonatologista durante as 03 (três) primeiras diárias.
- Insumos: medicamentos e materiais (durante o período máximo de 03 dias)
- Serviços de Enfermagem
- Teste do pezinho Ampliado – 09 patologias
- Teste de Hipotireoidismo congênito
Para o Acompanhante
- Refeições: café da manhã, almoço e jantar (durante o período máximo de 03 dias)
- Paramentação para assistir o parto
É importante que a futura mamãe saiba que estão excluídos do Plano Maternidade:
- Atendimento via Pronto Socorro
- Berçário alto risco / UTI neonatal
- Exames radiológicos e ultrassonográficos
- Honorários Médicos: Obstetra, assistente, anestesista e instrumentador
- Permanência da mãe e do recém-nascido após o 3° (terceiro) dia, bem como exames, materiais, medicamentos, procedimentos, equipamentos e aparelhos durante a permanência estendida
- Transfusões de Sangue
- UTI bem como todos os materiais, medicamentos, equipamentos, procedimentos e aparelhos durante a permanência
- Vacina anti-RH
Havendo intercorrência com a parturiente e/ou recém-nascido fora do previsto para um parto normal ou cesariana, as despesas serão cobradas como particular, não fazendo parte do Plano Maternidade.
Em caso de dúvidas, entrar em contato através dos canais de atendimento:
- Tesouraria Telefones: (11) 2777-1754 | (11) 2777-2020
- E-mail: [email protected]
- Horário de funcionamento: De segunda à quinta-feira das 8h às 18h | Sexta-feira das 8h às 17h.
Testes de Triagem Neonatal
Há uma variedade de testes realizados no recém-nascido. Alguns são obrigatórios e realizados de rotina e outros podem ser solicitados pela família logo na admissão da gestante.
Conheça todos os testes neonatais:
1.Teste do Pezinho. Não é teste diagnóstico, mas uma triagem que permite a identificação precoce de bebês com alto risco de apresentar doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas. É realizado na maternidade 48h após o nascimento. Um resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo das doenças pesquisadas necessitando-se de exames confirmatórios.
Entre os testes de Triagem Neonatal, estão disponíveis o Teste Básico e Teste Mais, com detecção de 6 a 10 doenças, incluindo fenilcetonúria, hipotireoidismo, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita (Básico) e o acréscimo da deficiência de G6PD, galactosemia, leucinose, toxoplasmose congênita (Mais).
Também há o Teste Super que além dessas 10 doenças citadas, somam-se outras 38 totalizando triagem de 48 doenças incluindo as aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da uréia, ácidos orgânicos e ácidos graxos. Estas são doenças raras e muitas delas se detectadas precocemente podem ser tratadas minimizando ou eliminando o risco de sequelas futuras.
2.Tipagem Sanguínea: permite identificar o tipo sanguíneo A, B, AB ou O e fator sanguíneo RH (positivo ou negativo). O teste é realizado com o sangue do cordão umbilical. Também podemos avaliar o risco de incompatibilidade sanguínea entre mãe e recém-nascido. Dentre os problemas de incompatibilidade sanguínea, podemos destacar icterícia neonatal por Incompatibilidade ABO e RH.
3.Teste da Orelhinha: A triagem neonatal auditiva ou “Teste da Orelhinha” é realizado para identificar problemas auditivos em recém-nascidos. É um exame obrigatório por lei (Lei Federal 12.303) e deve ser realizado durante a internação na maternidade. O exame chama-se Emissão Otoacústica e é feito de forma simples, rápida e indolor por fonoaudiólogo. Quando necessário pode também ser realizado o exame chamado Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico que avalia a condução neural do estímulo auditivo. O resultado PASSA indica respostas auditivas presentes. Alguns bebês FALHAM no primeiro teste devido a presença de líquido amniótico do conduto auditivo, prejudicando a captação da resposta. Em caso de resultado FALHA o teste deve ser repetido em até 30 dias. O tratamento precoce de problemas auditivos é fundamental para o melhor desenvolvimento auditivo, de linguagem e psicossocial da criança.
4. Reflexo Vermelho ou Teste do Olhinho: O teste do olhinho é um exame baseado na visualização do reflexo vermelho no olho do recém-nascido. É um exame rápido, indolor e recomendado para todos recém-nascidos. O teste permite a identificação precoce de alterações oculares incluindo catarata congênita, glaucoma e retinoblastoma. É realizado na maternidade antes da alta pelo médico neonatologista o qual projeta uma luz nos olhos do recém-nascido com um pequeno aparelho (oftalmoscópio). Se a luz refletida no fundo do olho for avermelhada, alaranjada ou amarelada, os olhos estão saudáveis. No entanto, se a luz refletida for esbranquiçada, pálida ou cinza, o bebê deve ser encaminhado para a avaliação oftalmológica especializada.
5.Teste da Linguinha: consiste na avaliação do frênulo lingual para diagnóstico de língua presa ou anquiloglossia. É um exame realizado pelo pediatra em todos os recém nascidos, durante o período de internação. Tem como objetivo diagnosticar, de forma precoce, as limitações dos movimentos da língua que possam comprometer funções como sugar, deglutir, mastigar e falar. Nem toda língua presa tem indicação cirúrgica.
6.Teste do Coraçãozinho: O teste do coração é um exame obrigatório, realizado em todos os recém nascidos entre 24 e 48 horas de vida. Não invasivo e sem causar dor, consiste em medir a saturação de oxigênio nos membros superiores e inferiores do bebê. Tem como objetivo o diagnóstico precoce de doenças cardíacas congênitas.
7.Teste do Quadril ou Ortolani: Teste realizado pelo pediatra após o nascimento e durante a visita na maternidade. Por meio de uma manobra de flexão e abdução das pernas, o objetivo é verificar a estabilidade do quadril do bebê e fazer o diagnóstico precoce de doenças que possam afetar o seu desenvolvimento na fase adulta.
Grupo de Apoio a Amamentação
Como amamentar corretamente? Como segurar o bebê? Será que o leite materno é suficiente para alimentá-lo? Para responder a dúvidas com olhar individualizado para cada binômio temos o GAAM – Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM). A missão é simples: incentivar e apoiar a amamentação ainda na fase de internação das mães e após a alta hospitalar.
Se necessário, após a alta a mãe poderá agendar uma consulta com a enfermeira especialista em aleitamento sem custo adicional e faz toda a diferença para o sucesso do aleitamento.
Para casos específicos de bebês de alto risco que estão impossibilitado de serem alimentados pelo seio materno , a unidade São Caetano conta uma sala de coleta de Leite Humano, onde o leite materno é ordenhado , fracionado e posteriormente oferecido para bebê na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Você poderá tirar dúvidas sobre os cuidados com seu filho após a alta ou agendar uma consulta sobre aleitamento materno, pelo DISQUE BEBÊ por meio do telefone : (11) 2777-1098 ou 2777-1099.
Cartório
O registro de nascimento do bebê poderá ser providenciado durante a estadia em nossa Maternidade.
O Cartório de Registro Civil de São Caetano do Sul disponibiliza um funcionário que estará à disposição no 10º andar, onde está localizada a Maternidade, de segunda à sexta-feira das 10h às 13h exceto feriados e pontes de feriados, para a assinatura da Declaração do Nascimento, etapa essa obrigatória para a confecção do registro de nascimento que será entregue para o casal.
Trata-se de um serviço gratuito e somente se o casal desejar uma 2ª Via, deverá assumir o custo por cópia, a ser pago diretamente para o funcionário do cartório. Cumpre ressaltar que os pais podem optar por registrar o bebê em outro cartório, próximo a sua residência (nos termos da Lei 6015/73 – Lei de Registros Públicos).
Visita Guiada às Maternidades
A escolha da maternidade é um dos pontos de maior importância para que a gestante e sua família se sinta segura no momento do parto.
Por isso, a Maternidade São Luiz São Caetano coloca à sua disposição uma equipe especialmente treinada para apresentar as suas instalações e serviços e tirar todas as dúvidas.
As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira mediante agendamento.
Agendamento: O agendamento da visita é obrigatório e não garante exclusividade no atendimento.
Telefone: (11) 2777-2030, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Após este horário, envie e-mail para [email protected] com seu nome e telefone, que entraremos em contato.
No momento da visitação, é possível que haja indisponibilidade de apartamentos ou de suítes. Nestes casos, recursos tecnológicos serão utilizados para que você possa conhecer todo o diferencial da Maternidade São Luiz.
Transmissão de parto ao vivo
Os pais podem dividir a emoção do primeiro encontro com o bebê, ainda na sala obstétrica, com seus familiares e amigos através do serviço Momento Live, disponibilizado pela empresa Momento Único.
Essa é uma empresa parceira da Rede D’Or São Luiz que promove o compartilhamento desse momento tão especial através de um link criado exclusivamente para os pais, que poderá compartilhado para seus convidados.
A família precisa autorizar a transmissão na internação e vale destacar que as imagens mostradas ao vivo serão apenas após o nascimento, mantendo a discrição e o conforto do médico, da parturiente e da família nos momentos de preparação para o parto.
Cursos e Programas
Curso Preparatório para Pais
O hospital São Luiz São Caetano oferece o Curso Preparatório para Pais voltado a turmas com número limitado de casais para maior aproveitamento.
As aulas abordam questões relativas à gestação, nascimento e o bebê.
O casal aprende como lidar com as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na gestação e pós-parto, dar banho no bebê, trocar fraldas, fazer o curativo do umbigo e técnicas de aleitamento desde o primeiro dia até o retorno ao trabalho, entre outras coisas.
A participação dos papais nas aulas é muito importante, pois eles vão aprender juntos os sintomas do trabalho de parto, o que levar para a Maternidade, quando dar entrada na internação (documentos, pedido de internação, prescrição médica, carteirinha de convênio, enxoval da mamãe e do bebê), além da atenção que se deve ter com o recém-nascido.
Programação do curso:
- Modificações gravídicas e desenvolvimento do bebê intraútero
- Cuidados especiais durante a gravidez
- Sinais e sintomas do trabalho de parto
- Tipos de parto e de anestesias
- Cuidados no pós-parto
- Características e necessidades do recém-nascido
- Banho, troca de fraldas, curativo do umbigo
- Amamentação
Carga horária: 6 horas
Horário: sábados, das 8h30 às 15h
Público-alvo: Gestantes a partir da 28ª semana de gestação
Contatos: Telefone (11) 2777-1100 (com equipe Concierge), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou por e-mail [email protected].
Local: Rua Walter Figueira, s/n°, Cerâmica, São Caetano do Sul, SP.
Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM)
Como amamentar corretamente? Como segurar o bebê? Será que o leite materno é suficiente para alimentá-lo? Como saber que meu bebê está satisfeito?
Para responder essas dúvidas há uma Equipe de Enfermagem para Apoio ao Aleitamento Materno. A missão desta equipe é incentivar e apoiar a amamentação durante a internação das mães e após a alta hospitalar. Haverá todo apoio a puérpera e ao bebê após a alta, por contato telefônico, com orientações especializadas.
Se necessário, a mãe poderá agendar uma consulta de aleitamento materno a qual será realizada por uma enfermeira especialista no assunto, sem custo adicional. Vale destacar que este serviço é uma cortesia da Unidade São Caetano e faz toda a diferença para a garantia do sucesso do aleitamento materno.
Para casos específicos de bebês de alto risco que estão impossibilitados de serem alimentados pelo seio materno, a Unidade São Caetano conta com uma sala de Coleta de Leite Humano, onde o leite é ordenhado, armazenado e posteriormente oferecido para o bebê na unidade de terapia intensiva neonatal.
O objetivo é oferecer leite materno, uma nutrição saudável que atenda às necessidades do bebê para o crescimento e desenvolvimento.
Para retirar dúvidas relacionadas ao cuidado com o bebê após a alta, o contato telefônico é realizado pelo Disque Bebê (11) 2777-1198