Hospital e Maternidade São Luiz Osasco

Osasco, SP

Av. Mal. Rondon, 299 - Centro, Osasco-SPMapa
Horário de atendimento:7h às 20h

Sobre a Maternidade

Cuidadosamente projetada para atender pacientes e familiares em um dos momentos mais delicados e especiais de suas vidas, nossa Maternidade reúne toda a expertise da Rede D’Or São Luiz, a maior empresa de hospitais privados da América Latina.

A Maternidade do Hospital São Luiz Osasco é referência para a cidade de Osasco e região.

Oferecemos todo conforto e segurança para este momento tão esperado: a chegada do bebê.

Acomodações

Na Maternidade contamos com 21 apartamentos, todos decorados em tons agradáveis e mobília hospitalar confortável, com amplas instalações para melhor acolhimento da paciente e familiares. Nessa ala seguimos um conceito moderno e de excelência assistencial da Rede D’Or São Luiz, com uma estrutura materno infantil completa e berçário de apoio.

Salas de Parto

O Centro Obstétrico conta com 3 salas exclusivas para partos cesáreas e 2 salas de delivery rooms, para os partos normais.

As pacientes e o seu bebê são assistidas por profissionais altamente capacitados, tanto para atendimentos de emergência, gestações múltiplas, partos de baixo, médio, alto risco ou de bebês prematuros.

Esta área moderna, recém-inaugurada, dispõe de tecnologia de ponta e salas privativas para a família participar da chegada do bebê com muito conforto e privacidade, chamado Espaço Nascer.

Especialidades

Medicina Fetal

Antes de tudo, medicina fetal é uma subespecialidade da ginecologia e da obstetrícia cujo objetivo é realizar todo o acompanhamento da gestação, com enfoque especial no feto.

Nossa unidade conta com o Centro de Medicina Fetal para gestantes durante o pré-natal. Nele, as futuras mamães têm à sua disposição acompanhamento médico e exames contando com uma equipe altamente especializada e tecnologia de ponta a fim de proporcionar o máximo de segurança e apoio para a gestante e seu obstetra. Oferecendo os mais variados exames, tais como:

· Ultrassonografia de gestação inicial

· Ultrassonografia obstétrica (avaliação crescimento fetal)

· Ultrassonografia morfológica 1º e 2º trimestres

· Ultrassonografia 3D, 4D ou 5H-HDlive

· Ecocardiografia fetal com doppler colorido

· Avaliação colo uterino

· Avaliação vitalidade fetal

· Ultrassografia obstétrica com doppler

· Perfil biofísico fetal

· Cardiotocografia

Medicina Neonatal

Há uma variedade de testes realizados no recém-nascido. Alguns são obrigatórios e realizados de rotina e outros podem ser solicitados pela família logo na admissão da gestante.

Conheça todos os testes neonatais:

1. Teste do Pezinho. Não é teste diagnóstico, mas uma triagem que permite a identificação precoce de bebês com alto risco de apresentar doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas. É realizado na maternidade 48h após o nascimento. Um resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo das doenças pesquisadas necessitando-se de exames confirmatórios.

Entre os testes de Triagem Neonatal, estão disponíveis o Teste Básico e Teste Mais, com detecção de 6 a 10 doenças, incluindo fenilcetonúria, hipotireoidismo, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita (Básico) e o acréscimo da deficiência de G6PD, galactosemia, leucinose, toxoplasmose congênita (Mais).

Também há o Teste Super que além dessas 10 doenças citadas, somam-se outras 38 totalizando triagem de 48 doenças incluindo as aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da uréia, ácidos orgânicos e ácidos graxos. Estas são doenças raras e muitas delas se detectadas precocemente podem ser tratadas minimizando ou eliminando o risco de sequelas futuras.

2.Teste SCID AGAMA: uma triagem para detecção de doenças imunes onde há deficiência ou ausência de produção de células T e/ou B e anticorpos protetores. Realizado com 48h após nascimento. A Imunodeficiência Combinadas Graves (SCID, do inglês Severe Combined Immodeficiency) e a Agamaglobulinemia constituem um grupo de doenças heterogêneas caracterizadas por alterações que comprometem gravemente o sistema imunológico e são consideradas como emergências pediátricas, pois causam infecções graves e de repetição.

3.Tipagem Sanguínea: permite identificar o tipo sanguíneo A, B, AB ou O e fator sanguíneo RH (positivo ou negativo). O teste é realizado com o sangue do cordão umbilical. Também podemos avaliar o risco de incompatibilidade sanguínea entre mãe e recém-nascido. Dentre os problemas de incompatibilidade sanguínea, podemos destacar icterícia neonatal por Incompatibilidade ABO e RH.

4.Teste da Orelhinha: A triagem neonatal auditiva ou “Teste da Orelhinha” é realizado para identificar problemas auditivos em recém-nascidos. É um exame obrigatório por lei (Lei Federal 12.303) e deve ser realizado durante a internação na maternidade. O exame chama-se Emissão Otoacústica e é feito de forma simples, rápida e indolor por fonoaudiólogo. Quando necessário pode também ser realizado o exame chamado Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico que avalia a condução neural do estímulo auditivo. O resultado PASSA indica respostas auditivas presentes. Alguns bebês FALHAM no primeiro teste devido a presença de líquido amniótico do conduto auditivo, prejudicando a captação da resposta. Em caso de resultado FALHA o teste deve ser repetido em até 30 dias. O tratamento precoce de problemas auditivos é fundamental para o melhor desenvolvimento auditivo, de linguagem e psicossocial da criança.

5.Reflexo Vermelho ou Teste do Olhinho: O teste do olhinho é um exame baseado na visualização do reflexo vermelho no olho do recém-nascido. É um exame rápido, indolor e recomendado para todos recém-nascidos. O teste permite a identificação precoce de alterações oculares incluindo catarata congênita, glaucoma e retinoblastoma. É realizado na maternidade antes da alta pelo médico neonatologista o qual projeta uma luz nos olhos do recém-nascido com um pequeno aparelho (oftalmoscópio). Se a luz refletida no fundo do olho for avermelhada, alaranjada ou amarelada, os olhos

estão saudáveis. No entanto, se a luz refletida for esbranquiçada, pálida ou cinza, o bebê deve ser encaminhado para a avaliação oftalmológica especializada.

6.Teste da Linguinha: consiste na avaliação do frênulo lingual para diagnóstico de língua presa ou anquiloglossia. É um exame realizado pelo pediatra em todos os recém nascidos, durante o período de internação. Tem como objetivo diagnosticar, de forma precoce, as limitações dos movimentos da língua que possam comprometer funções como sugar, deglutir, mastigar e falar. Nem toda língua presa tem indicação cirúrgica.

7.Teste do Coraçãozinho: O teste do coração é um exame obrigatório, realizado em todos os recém nascidos entre 24 e 48 horas de vida. Não invasivo e sem causar dor, consiste em medir a saturação de oxigênio nos membros superiores e inferiores do bebê. Tem como objetivo o diagnóstico precoce de doenças cardíacas congênitas.

8.Teste do Quadril ou Ortolani: Teste realizado pelo pediatra após o nascimento e durante a visita na maternidade. Por meio de uma manobra de flexão e abdução das pernas, o objetivo é verificar a estabilidade do quadril do bebê e fazer o diagnóstico precoce de doenças que possam afetar o seu desenvolvimento na fase adulta.

9.Teste do Olhinho Ampliado: O teste permite o diagnóstico precoce de diversas doenças oculares: catarata congênita, retinopatia da prematuridade, retinoblastoma, infecções e hemorragias da retina além de malformações congênitas. O exame é realizado no berçário ou UTI Neonatal pelo oftalmologista, indolor e permite obter imagens digitais (fotos e vídeos) em alta resolução da retina do bebê.

UTI Neonatal

Nossa UTI Neonatal é equipada com os mais modernos equipamentos e equipe altamente qualificada para o cuidado de bebês que necessitem de permanência em UTI Neonatal.

Serviços

Fotografia e filmagem de parto

É possível contratar uma empresa especializada para filmar e fotografar o parto, bem como o período de internação.

Informe-se no ato da internação sobre as opções disponíveis.

Lista do que levar para a maternidade/enxoval do bebê

Sugestão para a mamãe:

  • Camisolas, pijamas ou penhoar para amamentação
  • Soutien próprio para amamentação (algodão)
  • Um pacote de absorvente próprio para pós-parto (grande)
  • Chinelo para banho.

Sugestão para o bebê:

  • 2 casacos de lã (evitar lã felpuda ou sintética)
  • 6 conjuntos pagão ou body
  • 6 macacões de recém-nascido
  • 6 calças com pezinho (mijăo), meias
  • 1 cobertor de algodão ou manta
  • Toalha de banho
  • 1 xale de linha ou lã
  • Toalhinhas de boca
  • 1 pacote de fralda descartável tamanho P para uso na alta do bebê
  • Sabonete neutro líquidos, cotonetes, álcool 70% (vidrinho)
  • Lenços umedecidos (opcional)
  • Estojo com pente e escova para recém-nascido
  • Obs: As roupas do bebê deverão ser de acordo com o clima, lavadas com sabão neutro.

Na internação, apresente os seguintes documentos:

  • RG e CPF da paciente
  • RG e CPF do responsável
  • Carteirinha do convênio
  • Último comprovante de pagamento do convênio (se for plano particular)
  • Solicitação de internação, encaminhado pelo médico obstetra responsável
  • Autorização do convênio para o parto.

Plano maternidade

Para as futuras mamães que preferem ter seus bebês no Hospital e Maternidade São Luiz Osasco, mesmo sem acesso pelo plano de saúde, é possível escolher o Plano Maternidade, que oferece várias facilidades e serviços incluídos.

Além de 3 diárias para mamãe e bebê, em apartamento, alguns dos itens incluídos são uma consulta prévia ao parto na Maternidade, um exame de ultrassonografia e desconto no estacionamento durante o período de permanência para o parto- 3 dias.

O plano maternidade é mais um serviço que garante a segurança para a mamãe no momento mais especial da vida dela.

Durante a visita ao hospital, os pais podem conhecer mais sobre o Plano Maternidade.

O que está incluso:

· 1 consulta de admissão na maternidade no dia do parto

· Bolsa gestante com kits de higiene para os primeiros cuidados

· 3 diárias em alojamento conjunto com acompanhante em suíte padrão para o evento do parto

· Cardiotocografias necessárias a assistência ao parto

· Sala de pré-parto

· Sala de parto (centro obstétrico ou sala de parto normal)

· Sala de reanimação do recém nascido (RN) quando necessário, incluindo 2 horas de oxigenioterapia

· Materiais e equipamentos para anestesia ou analgesia (não inclui os honorários do anestesista anestésicos)

· Sala de recuperação pós anestésica em Centro Obstétrico

· Honorários do pediatra neonatologista, incluindo atendimento em sala de parto e 3 visitas médicas no alojamento conjunto

· 5 refeições por dia para gestante (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite)

· 3 refeições por dia para acompanhante (café da manhã, almoço e jantar)

· Em caso de necessidade, incluído complementação com leite artificial para o RN, durante as 3 diárias

· Materiais e medicações de rotina para mãe e RN, durante as 3 diárias, incluindo fraldas e absorventes

· Serviços de enfermagem, durante as 3 diárias

· Heparina de baixo peso molecular (ex: enoxaparina) em dose profilática de 40mg subcutâneo uma vez ao dia, no caso de elegibilidade pelo protocolo de profilaxia de tromboembolismo venoso, durante a internação.

· Até 2 dias de fototerapia para RN em suíte padrão, junto com a internação da mãe, durante as 2 primeiras diárias contratadas

· 1 exame de bilirrubinas total e frações para o RN, durante as 3 diárias, se necessário

· 1 exame de tipagem sanguínea ABO e RH para gestante, durante as 3 diárias

· 1 fenotipagem para gestante, durante as 3 diárias

· 1 exame de VDRL e 1 teste rápido para HIV para a gestante, durante as 3 diárias

· Vacina hepatite B para RN

· Credé e vitamina K para RN

· Triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha)

· Apoio para o Aleitamento Materno

· Teste do pezinho mais

· Teste do reflexo vermelho (ou teste do olhinho))

· Teste do coração (oximetria de pulso)

· Teste da língua

· Orientações de alta hospitalar para os pais

Exclusões

· Quaisquer consultas, exames ou procedimentos não relacionados ao período de 3 diárias de admissão na maternidade para o evento do parto

· Permanência da mãe ou RN após o terceiro dia, bem como quaisquer exames, materiais, equipamentos, honorários e medicamentos utilizados após a 3ª diária

· Honorário médicos: obstetra e sua equipe, anestesista, especialistas, intensivistas adultos e neonatais

· Materiais e medicamentos de alto custo

· Quaisquer tipos de intercorrências maternas ou neonatais, incluindo UTI adulto, UTI neonatal, materiais, equipamentos e honorários necessários para o tratamento das intercorrências

· Quaisquer tipos de intercorrências que necessitem de intervenção cirúrgica, precisando ser realizadas a qualquer momento, no centro-obstétrico, centro cirúrgico ou a beira-leito, incluindo taxas, materiais, equipamentos, medicamentos e honorários

· Fototerapia, a não ser aquela descrita na inclusão nos primeiros 02 dias de vida

· Vacina anti-RH para gestante

· Transfusões e hemocomponentes em geral

· Quaisquer exames não descritos nas inclusões

· Fotos, filmagens, tarifas telefônicas

· Outros testes não descritos na inclusão

· Outras vacinas não descritas nas inclusões

Cortesias

· Livreto Maternidade São Luiz Osasco

· Desconto ESTAPAR

· Wi-fi gratuito para paciente e acompanhante

· Acesso ao Espaço Nascer com visores para os familiares verem o parto no momento do nascimento

· Horário de visita estendido até às 21hs.

Quando fazer o Plano Maternidade:

· É recomendável que a mamãe adquira o Plano Maternidade entre 16sem 1/7 e 36sem 6/7. Após as 37 semanas, é necessária autorização da Diretoria Clínica do São Luiz Osasco. No momento da assinatura do contrato, é importante vir acompanhada por um responsável.

· Para aderir ao Plano Maternidade, é imprescindível que o obstetra que acompanha a mamãe no pré-natal forneça um laudo contendo dados do acompanhamento (data provável do parto, data da última menstruação, medicamentos em uso durante o pré-natal e intercorrências eventuais) para as devidas avaliações da Coordenadoria Clínica do São Luiz.

· O Plano Maternidade pode ser pago à vista ou dividido em até cinco parcelas a depender da data da contratação.

Informações Adicionais

· Caso haja internação antecipada por intercorrência, a conta será gerada de modo aberto e não fará parte do plano maternidade. Se já houver parcelas do plano maternidade pagas, o valor poderá ser abatido da conta hospitalar.

· Não haverá reembolso por quaisquer serviços que eventualmente não sejam usados pela parturiente.

Contato:

Interessados e dúvidas sobre o Plano Maternidade ligar para: (11) 3652-8317 de segunda a sexta feira, das 8h às 19h- Setor de Tesouraria.

Cartório

Para a sua maior comodidade e de forma a poupar burocracias nessa nova fase da vida em família, a Rede D’Or São Luiz disponibiliza um serviço gratuito para o registro cartorial de nascimento do seu bebê ainda durante a estadia na maternidade.

Caso seja um desejo dos pais, a equipe de enfermagem pode providenciar a entrega dos documentos necessários e, ao deixar o hospital ou a maternidade, o recém-nascido já terá tido a sua Certidão de Nascimento emitida, com um CPF associado.

Esse é um serviço gratuito, sendo cobrado apenas o custo por cópia caso o casal deseje a emissão de uma 2ª Via.

Quem pode registrar o bebê?

O registro de nascimento pode ser feito pelo pai da criança, pela mãe ou pelos seus avós, sem a necessidade de comparecimento de nenhuma outra pessoa.

Porém, é necessária a presença do pai no ato do registro caso a criança deva ser registrada no seu nome.

Documentos necessários para o registro

· Documento de identificação do declarante (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte ou qualquer outro documento oficial e original com foto)

· Documento de identificação da mãe (caso esteja com o nome de solteira, é necessário apresentar a Certidão de Casamento)

· CPF do declarante

· CPF da mãe

· Declaração de Nascido Vivo, emitida pela unidade hospitalar ou maternidade

Esse é um serviço opcional e os pais podem optar por registrar o seu bebê em outro cartório de sua preferência.

Programas

Programa Maternidade Ativa

O nascimento do bebê é um momento alegre, mas com muita insegurança para os pais. De repente, eles têm que se acostumar com a troca das fraldas, amamentação, entre outros cuidados com seu filho.

Com objetivo de ajudar nesse momento tão importante, a Maternidade São Luiz Osasco promove o programa “Maternidade Ativa”, no qual o alojamento conjunto é incentivado e o recém-nascido não sai do quarto, havendo mais oportunidades para os familiares assistirem como as equipes de enfermagem, médica, fonoaudióloga realizam todos os cuidados com o bebê, como por exemplo: vesti-los, trocar as fraldas, realizar massagem e o banho, coleta de exames, além de participarem dos problemas mais comuns do bebê como cólica e icterícia. Ainda durante a internação, os familiares recebem toda a orientação sobre Aleitamento Materno sobre os principais cuidados em relação a amamentação incluindo os sinais de boa ingesta hídrica no bebê, cuidados com as mamas, sinais de satisfação dos bebês e intervalos de mamadas.

Diário do Recém Nascido

Durante a internação na Maternidade, as mamães podem acompanhar seus bebês por meio de um registro diário que fica disponível no quarto. Neste diário, podem fazer o acompanhamento das mamadas, eliminações fisiológicas- horários e características, acompanhando toda a evolução e levando este registro para casa após a alta hospitalar.

Personalização das Toucas de Bebês

Na nossa Unidade as toucas dos recém-nascidos podem ser personalizadas de acordo com o tema de preferência de cada paciente. Informe nossa equipe de enfermagem no momento da sua chegada à Maternidade para o momento do parto e personalizaremos a touca do seu bebê para você guardar mais esta recordação!!

Curso Preparatório para Pais

São elegíveis gestantes a partir de 28 semanas de gestação, acompanhadas de 1 acompanhante.

Informações:

-Endereço: Rua Marechal Rondon, 299

-Horário: 08:00h às 12:30h

-Investimento: R$ 100,00

Dados para pagamento via PIX:
CNPJ: 06.047.087/0076-56 (Hospital Sino Brasileiro / ITAU UNIBANCO SA)
Comprovante de pagamento deve ser enviado para o e-mail: [email protected]

Clique aqui e acesse o link para agendamento.

A sua presença será confirmada por telefone após o envio do comprovante de pagamento.

Política de desistência:
Em caso de desistência, a gestante terá até 48 horas antes do curso para agendar uma nova data disponível ou solicitar reembolso (procedimento a ser tratado com a tesouraria do hospital). Caso ocorra uma desistência hospitalar, entraremos em contato por telefone para reagendar ou proceder com o reembolso.

Conteúdo do curso:

-Sinais de Parto

-Trabalho de Parto

-Tipos de Parto

-Anestesia e Analgesia no Parto

-Participação do Acompanhante

-Aleitamento Materno

-Alojamento Conjunto

-Cuidados com o Bebê em Casa

-Sinais de Alerta

-Como agir em caso de Engasgo

-Retorno ao Trabalho

-Tour pela Maternidade

O contato para confirmação de sua presença será realizado em breve.  Desejamos um excelente curso!

Visite a Maternidade

As futuras mamães que desejarem conhecer as instalações da Maternidade devem agendar antecipadamente as visitas pelo link abaixo:

Localização

Av. Mal. Rondon, 299 - Centro, Osasco-SPMapa