
PSA Livre
O exame PSA livre é solicitado em conjunto com o PSA total para que os valores sejam comparados. Quando essa relação é maior que 20%, é possível que existam alterações que podem ser graves no organismo do paciente.
O que é o exame de PSA Livre e Total?
O PSA é a sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico. É uma substância produzida pela próstata, glândula que faz parte do sistema genital masculino. Alterações em seus níveis no organismo podem indicar possíveis problemas no órgão.
O exame de PSA livre é solicitado em conjunto com o PSA total para que os valores sejam comparados. Quando os valores do PSA total estão alterados, o médico pode solicitar o PSA livre, para avaliar melhor o caso do paciente.
Para que serve o exame de PSA Livre e Total?
O exame PSA é solicitado por um médico para avaliar a saúde da próstata. Quando alterações são identificadas no resultado, pode ser necessário repetir o exame para confirmar os valores.
É um exame é muito útil para auxiliar no diagnóstico de patologias como:
- Prostatite: inflamação do órgão;
- Hiperplasia benigna de próstata (HBP): doença benigna comum entre homens acima de 50 anos;
- Câncer de próstata.
Como é feito o exame de PSA Livre e Total?
A avaliação consiste em um exame de sangue simples em que é retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, geralmente da veia do braço. Posteriormente, este material é enviado para análise em laboratório.
Quais são os sintomas ou condições que indicam a necessidade de um exame de PSA Livre e Total?
O PSA deve ser solicitado de forma anual para homens com mais de 45 anos de idade. Além disso, os sintomas que podem indicar sua necessidade são:
- Dificuldade para urinar;
- Aumento da frequência urinária, especialmente à noite;
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
- Dor ou desconforto ao urinar;
- Presença de sangue na urina ou no sêmen.
Quais são os valores de referência do exame de PSA Livre e Total?
Os valores de referência são:
- Até 65 anos: PSA total até 2,5 ng/mL;
- Acima de 65 anos: PSA total até 4 ng/mL.
Já a referência do PSA livre está ligada aos valores totais: quando a relação entre os dois é menor que 15%, pode indicar câncer de próstata.
Qual é a diferença entre o exame de PSA Livre e Total?
O exame PSA total mede a quantidade total de PSA no sangue, incluindo tanto o PSA livre quanto o PSA ligado a proteínas. É o primeiro exame solicitado para avaliação da próstata.
Já o PSA livre mede apenas a fração do PSA que circula no sangue sem estar ligada a proteínas. Sua principal utilidade é calcular a relação PSA Livre/Total, que ajuda a diferenciar condições benignas (como hiperplasia prostática benigna) de casos com suspeita de câncer de próstata.
Qual especialista pode solicitar o exame de PSA Livre e Total?
O urologista é o médico que normalmente solicita o exame, mas geriatras, oncologistas e clínicos gerais também podem fazê-lo.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Orientações
Preparo
É recomendado ao paciente:
– Não ter realizado ultra-som ou toque transretal nos últimos 7 Dia(s).
– Após ejaculação (Relação Sexual), aguardar 48 horas;
– Não ter realizado biópsia de próstata nos últimos 30 Dia(s)
– Não ter andado de bicicleta, motocicleta e à cavalo nos últimos dois dias;
– Suspensão do uso de Biotina, bem como suplementos alimentares que contenham Biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta.
Pacientes prostatectomizados (que retiraram a próstata cirurgicamente) podem realizar o teste sem as restrições
acima.
Preparativos para o exame
É recomendado que o paciente:
- Não tenha realizado ultrassom ou toque transretal nos últimos 7 dias;
- Aguarde 48 horas após a última ejaculação para realizar o exame;
- Não tenha realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias;
- Não tenha andado de bicicleta, motocicleta ou a cavalo nos últimos dois dias;
- Suspenda o uso de biotina, bem como suplementos alimentares que contenham biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta.
Pacientes prostatectomizados (que retiraram a próstata cirurgicamente) podem realizar o teste sem as restrições acima.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (12) 3924-4900 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (12) 3924-4900.
Horários e locais
Centro Médico Vivalle
Segunda a sexta, 08h às 16:30. Sábados, domingos e feriados sem funcionamento.
Rua Carlos Maria Auricchio, 70, Jardim Aquárius – São José dos Campos – SP. Cep 12240-420