
Amilase
Amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e glândulas salivares que ajuda na digestão. Alterações em seu nível podem ser identificadas pela análise clínica.
O que é o exame de amilase?
A amilase é uma enzima que atua na digestão de carboidratos complexos, ao transformá-los em açúcares menores (glicose), usados como fonte de energia pelo corpo. Ela é produzida principalmente pelas glândulas salivares e pelo pâncreas.
Níveis elevados ou baixos de amilase no sangue ou na urina, identificados por meio do exame laboratorial, podem indicar problemas de saúde, como doenças pancreáticas ou distúrbios digestivos.
Como é feito o exame de amilase?
O exame de amilase é realizado com uma amostra de sangue coletada em laboratório. Em alguns casos, pode-se solicitar um teste de urina para avaliar a concentração dessa enzima digestiva eliminada pelos rins.
Amilase no sangue
Após o envio da coleta para a análise laboratorial, os resultados costumam ficar prontos em alguns dias e são discutidos com o médico. O procedimento é rápido e pode causar um pouco de desconforto.
Amilase urina 24h
O paciente esvazia completamente a bexiga pela manhã e descarta essa primeira urina do dia. A partir desse momento, toda a urina eliminada ao longo das 24 horas deve ser coletada em um frasco adequado, sem conservantes, mantida refrigerada na geladeira. Os horários da primeira e da última amostragem precisam ser registrados. É importante realizar a higienização adequada antes de cada coleta para evitar contaminação. Após concluir o processo, o frasco deve ser levado ao laboratório para análise quanto antes.
Amilase urina - amostra isolada
Utiliza-se um frasco estéril para coletar a amostra de urina. A coleta deve ser recente e enviada ao laboratório rapidamente. Recomenda-se a realização da higienização adequada antes do processo. Além disso, é fundamental manter a urina refrigerada até o momento da análise.
Para que serve o exame de amilase?
O exame de amilase serve para medir os níveis dessa enzima no sangue ou na urina, utilizado principalmente para:
- diagnosticar a pancreatite: níveis elevados de amilase podem indicar inflamação do pâncreas;
- avaliar doenças digestivas: é útil na identificação de condições que afetam a digestão, como obstruções intestinais e perfurações;
- monitorar tratamentos: pode ser usado para acompanhar a evolução de doenças pancreáticas ou a eficácia de tratamentos;
- identificar outros quadros: alterações ainda podem estar relacionadas a problemas nas glândulas salivares ou outros problemas metabólicos.
Os resultados do exame colaboram para orientar os médicos nos diagnósticos e nas escolhas de intervenções eficazes.
Quais são os sintomas que indicam a necessidade de um exame de amilase?
A indicação do exame de amilase deve ser feita por um médico, mas alguns sintomas podem sugerir problemas no pâncreas ou no sistema digestivo, justificando a solicitação do procedimento. Entre eles estão:
- dor abdominal;
- náuseas e vômitos;
- presença de gordura nas fezes;
- dificuldade de eliminar fezes e gases;
- inchaço na barriga;
- perda de apetite.
Existe algum risco ou contraindicação para o exame de amilase?
O exame de amilase é considerado seguro e, em geral, não apresenta riscos ou contraindicações. Contudo, alguns fatores merecem atenção:
- após a coleta de sangue, pode haver desconforto no local da punção, hematomas e sensação de tontura;
- determinados medicamentos, como corticoesteroides, contraceptivos orais e ácido valproico, alteram os níveis de amilase no organismo.
Antes de realizar o exame, informe ao médico sobre fármacos em uso, condições de saúde ou quaisquer preocupações.
Como interpretar o resultado dos exames de amilase?
Níveis elevados ou reduzidos de amilase podem indicar:
- Altos níveis: pancreatite, obstrução do ducto pancreático, cálculos biliares, tumores pancreáticos ou infecções das glândulas salivares;
- Baixos níveis: danos severos ao pâncreas, fibrose cística ou insuficiência pancreática.
Cada tipo de exame é solicitado com base na suspeita clínica e nos sintomas apresentados pelo paciente.
Qual especialista pode solicitar o exame de amilase?
O exame de amilase pode ser solicitado por diferentes médicos especialistas, como gastroenterologista, endocrinologista e clínico geral.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Preparativos para o exame
Na maioria dos casos, não é necessário jejum ou preparo especial. No entanto, a depender da unidade em que o exame de amilase será realizado, podem existir recomendações específicas sobre consumo de álcool, tabagismo e alimentação.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (12) 3924-4900 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (12) 3924-4900.
Horários e locais
Centro Médico Vivalle
Segunda a sexta, 08h às 16:30. Sábados, domingos e feriados sem funcionamento.
Rua Carlos Maria Auricchio, 70, Jardim Aquárius – São José dos Campos – SP. Cep 12240-420