Ações técnicas devem estar sempre fundamentadas em concepções filosóficas. Assim, em 1985, os médicos que passariam a sócios do então Instituto Cárdio Pulmonar assinaram um documento intitulado: “Propósito dos Acionistas”. Nesse documento é reconhecido que o sucesso do ICP teria como fundamento a satisfação dos clientes, através do tratamento diferenciado, desde a dinâmica do atendimento até o esmero na qualidade do serviço médico prestado. Diante deste pacto, cada sócio se comprometia a buscar a integração das forças das pessoas e das circunstâncias, buscando a produtividade e a geração de riquezas materiais e morais. O sucesso requereria dedicação e disciplina no trabalho, simplicidade e humildade para resolver conflitos que, surgindo, deveriam ser encarados como oportunidades de aprendizado para, superando-os, aproximar o grupo cada vez mais dos objetivos do Instituto Cárdio Pulmonar. Estes propósitos permanecem e estão expressos na missão e valores da organização, permeando todos os seus níveis. Ao final de 2017, cumprindo do Ciclo de Planejamento Estratégico 2018-2021, nosso valores foram revisitados. Como resultado, passaram a refletir elementos essenciais da nossa cultural organizacional:
Continuamos a entender que é nosso compromisso não deixar a fria, porém necessária, tecnologia da saúde, comprometer o calor do relacionamento humano, marca indelével, da boa Medicina. Desta forma, procuramos desenvolver essa conscientização e atitude, permanentemente, em todos os que trabalham no Hospital Cárdio Pulmonar.
Cuidar de pessoas, promovendo saúde e qualidade de vida.
Ser uma instituição de saúde reconhecida nacionalmente pela qualidade assistencial e eficiência operacional.
Ética e Transparência
Comprometimento e Competência
Qualidade e Segurança
Cuidado centrado na pessoa