Cirurgia
O que é cirurgia para o tratamento de câncer?
Uma cirurgia é todo e qualquer tipo de tratamento médico que requer a intervenção, manual ou por meio de instrumentos, do médico no paciente. Quando ela é chamada de “cirurgia oncológica” é porque, obrigatoriamente, envolve a remoção de um tecido cancerígeno do organismo.
A cirurgia é a mais antiga forma de tratamento do câncer e, até hoje, ocupa uma posição de destaque no controle deste grupo de doenças.
A cirurgia já se impõe na fase de diagnóstico do câncer, quando se busca colher amostras do tumor para identificar a doença. Entretanto, a maior contribuição da cirurgia se dá pela remoção do tumor e dos tecidos próximos a ele, fundamentais na tentativa de se curar a doença.
Geralmente a cirurgia não se limita apenas à retirar do tumor. Faz parte da cirurgia oncológica a remoção de tecidos próximos a ela, o que se denomina “margem de segurança”, para se minimizar o risco de deixar células malignas para trás.
Além disso, os gânglios linfáticos próximos costumam também ser removidos.
Uma cirurgia para o tratamento do câncer pode ser feita antes de procedimentos complementares, como os de quimioterapia e radioterapia, ou depois da realização deles.
Por vezes, a quimioterapia e radioterapia são feitas antes da cirurgia porque auxiliam na redução do tumor, fazendo com que o procedimento cirúrgico seja simplificado e com maior chance de sucesso. .
Algumas cirurgias de câncer podem ser melhor realizadas por meio da cirurgia robótica. O recurso mais utilizado em nosso meio é o robô DaVinci, que dispõe de braços mecânicos de grande mobilidade, equipados com câmera de alta definição e instrumentos médicos bastante precisos. O médico insere os instrumentos no paciente e faz todo o procedimento olhando para uma tela de vídeo, onde tem uma ampla visão da interior do corpo do paciente. Os braços são controlados pelo médico com o auxílio de um joystick similar ao de video-games. As pinças e tesouras cirúrgicas podem alcançar locais muitas vezes inacessíveis para as mãos dos cirurgiões. A cirurgia robótica tem conseguido demonstrar excelentes resultados cirúrgicos em diferentes situações. Via de regra, a cirurgia com o DaVinci reduz as chances de hemorragia durante o procedimento e encurta o tempo de recuperação do paciente.
As indicações de cirurgia são únicas e individuais para cada paciente, de acordo com o tipo de câncer e o estadiamento.
Os médicos da Oncologia D’Or trabalham em conjunto com as diferentes equipes cirúrgicas, em painéis de profissionais, além de estarem sempre atualizados em congressos e seminários mensais, com o que há de mais recente e moderno na Medicina.
No Rio de Janeiro, por meio da inovadora Linha Verde, o atendimento da Oncologia D’Or é integrado ao da Rede D’Or São Luiz, permitindo que o paciente desfrute da infra-estrutura da rede de forma ágil e rápida, inclusive dos 10 robôs disponíveis para realização de cirurgia robótica.
A Oncologia D’Or é uma rede de mais de 40 clínicas espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará, Maranhão e Bahia.