GIST
O que é GIST?
O GIST é o nome pelo qual os médicos chamam o tumor estromal gastrointestinal. Ele também pode ser chamado de tumor GIST e é considerado um tipo de câncer raro. Por se originar no tecido conjuntivo, que reveste o sistema digestivo (o estômago e o intestino), o GIST pode ser considerado um tipo de sarcoma de partes moles.
Como qualquer tipo de câncer, o GIST surge quando um determinado grupo de células passa a se comportar de forma anormal, apresentando um crescimento acelerado e desordenado. No caso do GIST, esse crescimento acontece em um grupo de células chamado Cajal.
Esse é um tipo de tumor que costuma ser bastante raro, afetando mais comumente pacientes na faixa etária dos 40 aos 65 anos de idade.
Quais são os sintomas de GIST?
O tumor GIST costuma ser bastante silencioso, apresentando sintomas somente quando seu tamanho começa a ser prejudicial para o corpo.
Entre os sintomas de GIST, podemos destacar:
- presença de sangue no vômito ou nas fezes, sendo que os dois apresentam uma cor mais escura do que o normal;
- dor no abdômen;
- gases;
- inchaço na barriga;
- cólicas intestinais;
- massa palpável na barriga;
- dificuldade para engolir;
- sensação de saciedade atingida mesmo após comer pouco;
- vômitos e náusea constante;
- anemia;
- perda de apetite e de peso;
- fraqueza; e
- mal-estar.
Como é o diagnóstico do GIST?
O GIST é diagnosticado por exames como a endoscopia ou a colonoscopia, onde um equipamento médico com uma câmera na ponta é inserido no paciente sob anestesia, permitindo que o médico visualize o interior do sistema gástrico e retire amostras caso alguma anormalidade seja encontrada. Essa amostra pode passar por uma biópsia, que acaba confirmando ou não o diagnóstico de tumor GIST.
Como é o tratamento de GIST?
A principal forma de tratamento do GIST é a retirada cirúrgica do tumor, seguida pela remoção das áreas circundantes a ele, que são removidas para evitar seu retorno. A cirurgia robótica pode ser uma opção para o tratamento de GIST.
Alguns medicamentos (terapia-alvo) podem ser recomendados para auxiliar na recuperação do paciente, impedindo o retorno da doença. De forma geral, o tratamento do GIST é feito de acordo com seu estadiamento.
A Oncologia D’Or é uma rede de mais de 40 clínicas especializadas em atendimento oncológico de excelência. A Oncologia D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Tocantins e Bahia.