Tumores Neuroendócrinos
O que são tumores neuroendócrinos?
Os tumores neuroendócrinos são um tipo de câncer que se desenvolve nas diferentes partes do sistema endocrinológico do organismo, que é o responsável por produzir hormônios que regulam o funcionamento do corpo humano. O câncer acontece quando um determinado grupo de células passa a apresentar um crescimento acelerado e desordenado, podendo resultar na formação de um tumor.
Os tumores neuroendócrinos podem aparecer em diferentes órgãos do nosso sistema endócrino, como o pâncreas, o timo e as glândulas suprarrenais, mas também podem se desenvolver a partir de algumas células que fazem parte do sistema endocrinológico presentes em lugares como o pulmão, o intestino delgado e o intestino grosso.
Quais são os sintomas de tumores neuroendócrinos?
Os tumores neuroendócrinos são um grupo heterogêneo de neoplasias, que podem apresentar sintomas bastante distintos. Alguns deles produzem poucos ou nenhum sintoma, enquanto outros podem causar um aumento na produção de determinados tipos de hormônios. Nesse caso, podem ocorrer alguns sintomas, dentre os quais destacamos: episódios de rubor e calor súbitos na pele (geralmente ocorrendo na face, pescoço ou parte superior do peito), diarreia, episódios de chiado ou dificuldade para respirar. Além disso, alguns pacientes podem apresentar outros sintomas, como dor abdominal, tosse constante ou glicemia baixa.
Como é o diagnóstico de tumores neuroendócrinos?
Quando há suspeita clínica de um tumor neuroendócrino, a investigação diagnóstica inicial de pode ser feita a partir de exames de imagem, como tomografias, ultrassonografias ou ressonâncias magnéticas, além da dosagem dos níveis hormonais do paciente. A confirmação do diagnóstico é feita a partir de uma biópsia da região suspeita.
Como é o tratamento de tumores neuroendócrinos?
O tratamento dos tumores neuroendócrinos pode envolver diversos tipos diferentes de terapias, devendo ser conduzido, sempre que possível por um grupo de profissionais de várias especialidades (equipe multidisciplinar). A cirurgia é, em geral, o primeiro tratamento empregado quando os tumores neuroendócrinos estão localizados apenas no órgão que lhes deu origem. Contudo, uma porção dos pacientes apresentará, no momento do diagnóstico, ou em momentos subsequentes, o acometimento simultâneo de mais de um órgão pelo tumor neuroendócrino. Nesse caso, as possibilidades de tratamento são múltiplas e deverão ser discutidas de acordo com as características de cada caso, podendo incluir cirurgia (para remover todo ou parte de um tumor), um procedimento para bloquear o suprimento sanguíneo de um tumor carcinóide, chamado “embolização”, quimioterapia, terapias que bloqueiam a produção hormonal ou até o uso de terapias que utilizam a radiação no tratamento dos tumores.
A Oncologia D’Or realiza mais de 20.000 atendimentos oncológicos de excelência por mês, nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.rti