Tabagismo
O que é tabagismo?
O tabagismo é classificado como o consumo contínuo de tabaco e de seus produtos derivados, como cigarros, charutos, cachimbo, cigarrilhas e até mesmo narguilé.
Há o tabagismo ativo, caracterizado pelo consumo dos produtos com frequência, resultando em uma dependência química à nicotina, o neuroestimulante presente no tabaco; e há também o tabagismo passivo, que se configura quando a pessoa simplesmente inala a fumaça resultante do consumo de terceiros.
Dados da OMS, a Organização Mundial da Saúde, mostram que mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo são fumantes. A OMS também considera o tabagismo como o principal causador de mortes evitáveis em todo o planeta.
A ausência do cigarro pode causar sintomas de abstinência, como tremores, dores de cabeça, ansiedade, nervosismo e irritabilidade.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 80% dos fumantes brasileiros tornam-se tabagistas antes dos 18 anos de idade, sendo que 20% começam a fumar antes mesmo dos 15 anos.
Quais as consequências do tabagismo?
Existem vários tipos de doenças causadas pelo tabagismo, sendo que boa parte delas é relacionada ao sistema circulatório e ao pulmão. Quem fuma tem grandes chances de sofrer de doenças como infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, bronquite crônica e derrame cerebral (AVC).
O tabagismo é fator de risco para vários tipos de câncer. O fumante pode ter até 20 vezes mais chances de desenvolver um câncer de pulmão do que alguém que não fuma. Pode-se dizer que o cigarro é o responsável pela maioria dos casos de câncer de pulmão.
Além do câncer de pulmão, os tabagistas podem apresentar outros tipos de câncer como, por exemplo, câncer de boca e laringe, câncer de esôfago, câncer de pâncreas, câncer de faringe e câncer de bexiga.
Ainda de acordo com dados divulgados pelo INCA, no Brasil, 428 pessoas morrem por dia por conta de complicações e tumores causados pelo tabagismo
Por que o tabagismo é um fator de risco do câncer?
O cigarro contém mais de 4 mil substâncias que são tóxicas para o ser humano em sua composição. Destas, cerca de 70 são comprovadamente agentes cancerígenos.
Os agentes carcinogênicos são substâncias extremamente agressivas ao corpo humano, com o poder de causar alterações nas células do corpo humano, facilitando a formação do câncer.
O combate ao tabagismo é essencial para conter e diminuir dados tão alarmantes. Consulte um médico pneumologista da Rede D’Or São Luiz para receber orientações e informações acerca de tratamento ao tabagismo, que auxiliam o paciente a parar de fumar.