Obesidade e Sedentarismo
O que é obesidade e sedentarismo?
A obesidade no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, atinge 18,9% dos indivíduos com mais de 18 anos. Apesar de muitas pessoas adotarem práticas físicas ocasionais, como caminhada, por exemplo, o sedentarismo ainda atinge mais de 40% da população brasileira.
A obesidade é definida pelo excesso de peso, que é medido pelo IMC, o índice de massa corpórea, acima de 30. Já o sedentarismo é a não realização de exercícios, algo infelizmente comum na vida moderna.
Tanto o sedentarismo quanto a obesidade são considerados as doenças do século, porque, apesar de muitas vezes não causarem sintomas diretos, podem servir como fator de risco para uma série de doenças e condições médicas de maior gravidade.
A obesidade pode ser considerada mais perigosa que o sedentarismo porque o excesso de peso causa inflamação e problemas no metabolismo, fazendo com que o organismo, aos poucos, pare de funcionar da forma correta.
A obesidade e o sedentarismo infantis também vêm sendo motivos de preocupações, pois afetam não só a saúde física, mas também a saúde mental e as relações sociais das crianças.
Que doenças podem ser causadas pela obesidade e pelo sedentarismo?
As consequências da obesidade são muitas. Uma pessoa obesa pode acabar por desenvolver diabetes tipo 2, pressão alta, insuficiência renal, problemas cardíacos diversos, como o infarto, derrame cerebral e até mesmo insuficiência respiratória.
O sedentarismo, por sua vez, pode levar um indivíduo a desenvolver obesidade.
Obesidade e sedentarismo estão relacionados ao desenvolvimento de neoplasias malignas, como de intestino (cólon), endométrio e mama.
Qual é o tratamento para obesidade e sedentarismo?
O tratamento da obesidade e do sedentarismo só é possível por meio de uma mudança no estilo de vida do indivíduo.
Até mesmo caminhadas leves, de cerca de meia hora, realizadas dia sim, dia não, são capazes de remover uma pessoa do sedentarismo e contribuem diretamente com a diminuição do peso.
A adoção de uma alimentação mais saudável, combinada com a realização de exercícios físicos adequados para a faixa etária e para as condições físicas da pessoa são essenciais para tratar obesidade e sedentarismo.
A Oncologia D’Or conta com médicos e especialistas em saúde capacitados para oferecer atendimento oncológico de excelência e qualidade.
As mais de 40 clínicas da Oncologia D’Or estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Maranhão, Sergipe e Bahia.