A tuberculose é uma doença que geralmente afeta o pulmão, mas também pode atingir os rins, os gânglios linfáticos e o intestino, causando sintomas como tosse com catarro ou sangue, febre, suores noturnos e perda de peso. Entenda melhor o que é a tuberculose e conheça os sintomas, os tipos, as causas e o tratamento.
A tuberculose é uma doença bacteriana transmissível que geralmente afeta o pulmão, mas que também pode atingir outros órgãos, como rins, gânglios linfáticos e intestino, por exemplo.
Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch, a tuberculose pode provocar sintomas como tosse seca, com catarro ou sangue, febre, falta de ar, suores noturnos e perda de peso.
O tratamento da tuberculose dura pelo menos 6 meses e deve ser prescrito pelo médico infectologista ou clínico geral, sendo feito com o uso de antibióticos, como rifampicina, isoniazida e etambutol.
Alguns dos sintomas da tuberculose incluem:
Algumas pessoas podem não apresentar sintomas no início da tuberculose.
Já em alguns casos, a pessoa com tuberculose pode não apresentar sintomas, sendo este quadro chamado de tuberculose latente.
Os sintomas de tuberculose na garganta, também conhecida como tuberculose laríngea, são: rouquidão ou perda da voz, dificuldade para engolir, dor na garganta e tosse.
A tuberculose é diagnosticada através da avaliação médica dos sintomas e sinais apresentados pela pessoa.
O médico também poderá solicitar exames como radiografia do tórax, teste rápido molecular para tuberculose e teste de escarro.
Na suspeita de tuberculose, é recomendado procurar o médico infectologista ou o clínico geral, para que seja feita uma avaliação completa e o correto diagnóstico.
Conforme a região do corpo afetada, os principais tipos de tuberculose são:
Existe também a tuberculose pleural, que acontece quando a bactéria Mycobacterium tuberculosis atinge a membrana que reveste os pulmões.
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/tuberculose-pleural
A causa da tuberculose é uma infecção provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, ou Bacilo de Koch.
Além disso, mais raramente, a tuberculose também pode ser causada por outras bactérias, como Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti.
A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, por meio das gotículas de saliva expelidas pela pessoa infectada durante a tosse, a fala ou o espirro.
A tuberculose não é transmitida por objetos compartilhados, como roupas, lençóis, copos e talheres.
Após o início do tratamento, a transmissão da tuberculose diminui gradativamente.
O tratamento para tuberculose é feito com o uso de medicamentos antibióticos, que devem ser prescritos pelo médico e usados por pelo menos 6 meses.
O medicamento deve ser usado até o final do tratamento, mesmo quando a pessoa se sente melhor. Isso porque interromper o uso do medicamento antes do término do tratamento, pode causar a resistência da doença ao medicamento e dificultar a cura.
Os principais medicamentos indicados para tuberculose são os antibióticos rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol, que devem ser tomados de 3 a 5 comprimidos por dia, conforme a indicação do médico.
Quando o tratamento é realizado conforme a orientação médica, a tuberculose tem cura.
No entanto, interromper o uso do medicamento antes do término do tratamento, pode causar complicações e a resistência ao medicamento, dificultando a cura da tuberculose.
É importante também deixar entrar a luz natural nos ambientes, porque o bacilo causador da tuberculose é sensível à luz do sol.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência em pacientes que buscam tratamento com excelência.
A Rede D’Or possui hospitais, ambulatórios e consultórios médicos espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe