Influenza B é a gripe causada pelo influenzavirus B, causando inflamação nas vias respiratórias superiores, febre, tosse, coriza, dores pelo corpo, dor de cabeça, entre outros. Ao contrário do tipo A, que se divide em subtipos, o influenzavirus B apresenta apenas duas variantes: Victoria e Yamagata.
Assim como em outros tipos de gripe, a influenza B também pode apresentar complicações, como pneumonia.
A causa da influenza B é um vírus, o influenzavirus B, cuja transmissão se dá por meio do ar contaminado, bem como das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, tossir ou falar; e também de forma indireta, quando após contato com superfícies contaminadas a pessoa leva as mãos com o vírus até a boca, nariz e olhos. Antes mesmo de apresentar os sintomas de influenza B, o paciente contaminado já pode espalhar o vírus sem saber.
Entre os sintomas de influenza B, podemos destacar:
Sim. A Influenza B, assim como outros tipos de gripe, é uma doença autolimitada, que tende a sumir depois de um período de cerca de dez dias.
Assim como nos outros tipos de gripe, não existe um tratamento específico para a influenza B. A doença é autolimitada e o paciente se recupera normalmente após alguns dias, na grande maioria dos casos.
Para aliviar os sintomas, podem ser usados alguns medicamentos que ajudam a abrandar as sensações e incômodos, embora descanso e hidratação sejam fundamentais para a cura da influenza B.
Alguns tipos de vacina da gripe fornecem proteção contra a influenza B.
Embora a maioria das pessoas consiga se curar sozinha, é necessário procurar um médico caso esteja no grupo de risco. Além do clínico geral, médicos especialistas, como infectologistas e pneumologistas, podem diagnosticar a influenza B.
Apesar de ser uma gripe considerada comum, existe um grupo de pessoas que fazem parte do grupo de risco mais suscetível a ter complicações com o influenza B. Entre esse grupo estão:
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a influenza B com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!