Arritmia é uma condição caracterizada pela irregularidade ou anormalidade na frequência, no ritmo ou na sequência de batimentos cardíacos, podendo se apresentar quando a pessoa está sentada, em repouso, e sente o coração acelerar sem motivo.
Arritmia é uma condição caracterizada pela irregularidade ou anormalidade na frequência, no ritmo ou na sequência de batimentos cardíacos, podendo se apresentar quando a pessoa está sentada, em repouso, e sente o coração acelerar sem motivo. Ela ocorre quando os impulsos elétricos que coordenam os batimentos cardíacos não funcionam corretamente.
As arritmias podem fazer com que o coração bata muito rápido, muito devagar ou de forma irregular, podendo levar a complicações sérias se não tratadas. Contudo, muitas pessoas com arritmia vivem vidas normais e saudáveis.
Diversos fatores podem causar a arritmia, como doenças cardíacas, alterações nos níveis de eletrólitos, consumo excessivo de cafeína e álcool, uso de drogas, estresse, ansiedade, desidratação, infecções, atividades físicas de alta intensidade, obesidade e uso de certos medicamentos. Em alguns casos, a arritmia é uma condição genética.
Existem diferentes tipos de arritmia cardíaca. Todos estão relacionados ao local do coração que é afetado pela falta de ritmo.
Os tipos principais são:
A fibrilação atrial é o tipo mais comum de arritmia, na qual os átrios do coração batem de forma desordenada, fazendo com que possa haver acúmulo de sangue na cavidade atrial, o que tem o potencial de causar a formação de coágulos, que poderão entrar na corrente sanguínea e chegar ao cérebro, provocando um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
A taquicardia supraventricular é considerada benigna, sendo uma frequência cardíaca acelerada que possui origem acima dos ventrículos. Ela pode ser desencadeada por estresse e tensão.
Já a arritmia ventricular é uma condição perigosa e que pode se tornar fatal, se caracterizando pelos batimentos rápidos e irregulares dos ventrículos.
A bradicardia se caracteriza pela frequência cardíaca muito lenta.
Cada tipo tem suas próprias características e requer tratamentos específicos. É essencial procurar ajuda médica para obter diagnóstico e tratamento adequados se suspeitar de arritmia.
Além da sensação de coração acelerado, mesmo em repouso, e de que o coração para de bater momentaneamente, a arritmia pode causar outros sintomas, como:
Caso apresente sintomas de arritmia, é necessário procurar um médico cardiologista, profissional capacitado para diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de arritmia é feito inicialmente por meio da avaliação clínica da pessoa, bem como de exame físico e análise dos sintomas. Após o procedimento inicial, poderão ser solicitados alguns exames, como o eletrocardiograma, a ecocardiografia, o teste de esforço e estudos eletrofísicos.
Além disso, outro exame comum é o Holter 24 horas, que monitora o coração continuamente para detectar possíveis irregularidades cardíacas.
O tratamento da arritmia é feito de acordo com o tipo e a gravidade da condição. Pode incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos, procedimentos médicos ou cirurgia. Os medicamentos visam controlar o ritmo cardíaco ou prevenir coágulos de sangue. Procedimentos médicos, como a ablação, podem corrigir problemas no coração. Em casos graves, pode ser necessário um marcapasso ou desfibrilador implantável.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a arritmia com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!