Recomendada para gestante Não
A vacina meningocócica previne a meningite meningocócica, uma infecção bacteriana que afeta o cérebro e as meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal).
A meningite meningocócica é uma infecção grave que pode deixar sequelas permanentes e até levar à morte em alguns casos e deixar sequelas permanentes.
Existem três vacinas responsáveis pela prevenção da meningite, sendo elas:
A vacina meningocócica serve para prevenir a meningite meningocócica, bem como outras infecções invasivas causadas pela bactéria Neisseria meningitidis, como a sepse meningocócica.
A quantidade de doses da vacina depende da idade e do tipo utilizado. A maioria das pessoas precisa de duas ou três doses da vacina, com um intervalo de alguns meses entre elasas doses. Para bebês e crianças, a vacinação geralmente começa aos 2 meses de idade.
As reações adversas mais comuns da vacina meningocócica são dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção. Também pode haver febre, dor de cabeça, fadiga e dor muscular.
Em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas graves, que podem levar àa dificuldade para respirar ou ao choque anafilático. É importante observar os sinais de reações adversas e informar o médico se ocorrerem.
A vacina meningocócica é geralmente administrada na infância e adolescência, mas também pode ser dada a adultos, especialmente aqueles com maior risco de infecção. A primeira dose geralmente é realizadadada aos 2 meses de idade, com adicionais em intervalos de dois ou três meses. Para adolescentes, a vacinação é recomendada aos 11-12 anos de idade, com uma dose de reforço aos 16 anos.
A vacina meningocócica é geralmente segura e bem tolerada. No entanto, ela pode ser contraindicada para em pessoas que apresenteam alergia grave a algum componente da vacina ou que tenham tido reações alérgicas graves a doses anteriores da vacina.
Além disso, pessoas com doença aguda grave devem adiar a vacinação até que estejam recuperadas.
É importante conversar com um médico sobre a vacinação para determinar se é apropriada para você ou seu filho.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!