Meningite Meningocócica
As meninges são membranas que ficam ao redor do cérebro e da medula espinhal, cuja função principal é proteger o cérebro e o sistema nervoso. Quando há um processo inflamatório nessa região causado por conta de uma bactéria, do tipo conhecido como bactérias meningococos, a meningite é classificada como sendo meningite meningocócica.
O que é meningite meningocócica?
As meninges são membranas que ficam ao redor do cérebro e da medula espinhal, cuja função principal é proteger o cérebro e o sistema nervoso. Quando um paciente é diagnosticado com meningite, significa que essa membrana está passando por um processo inflamatório que precisa ser tratado para evitar sérias complicações médicas.
Quando esse processo inflamatório é causado por conta de uma bactéria, do tipo conhecido como bactérias meningococos, a meningite é classificada como sendo meningite meningocócica.
A meningite meningocócica requer um tratamento sério e dedicado, já que pode levar o paciente a óbito devido à sua gravidade.
É importante ressaltar também que há uma vacina contra a meningite meningocócica, que pode prevenir o desenvolvimento da doença, evitando os riscos associados com uma doença como a meningite meningocócica.
Quais os sintomas de meningite meningocócica?
Entre os principais sintomas de meningite meningocócica, podemos destacar:
- dor de cabeça forte;
- rigidez na nuca e no pescoço com dificuldade de movimentar a cabeça (o paciente não conhece encostar o queixo no peito, por exemplo);
- febre alta que surge subitamente;
- manchas na pele avermelhadas, que parecem com picadas de inseto;
- mal-estar;
- náuseas e vômitos;
- sensibilidade à luz;
- confusão mental;
- dificuldade para se concentrar;
- dores fortes nos músculos e nas articulações;
- respiração acelerada e “curta”;
- calafrios;
- fraqueza;
- perda de apetite.
Como a meningite meningocócica e uma doença letal, é recomendado que o paciente busque atendimento médico assim que notar os primeiro sintomas.
Como é o tratamento da meningite meningocócica?
Quanto mais cedo o tratamento da meningite meningocócica começar, maiores são suas chances de sucesso. É preciso fazer o uso de medicamentos de acordo com a recomendação médica, manter-se bem hidratado e repousar para diminuir as chances de ir a óbito.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.