Este exame é utilizado para avaliar os órgãos localizados na parte superior do abdome, como o fígado, as vias biliares, a vesícula, o pâncreas e o baço.
A ultrassonografia do abdome superior é um exame indicado para identificar alterações na região. Ele utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar a parte mais acima do abdome, o que inclui o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, o baço, os rins, o útero, os ovários e a bexiga, por exemplo.
O exame é feito pelo deslizamento do transdutor do ultrassom no abdome. O transdutor emite ondas sonoras, que formam imagens projetadas em uma tela de computador. Durante o exame, o médico pode solicitar a movimentação para algum lado ou pedir para o paciente prender a respiração, permitindo a visualização de determinadas estruturas.Para favorecer a condução das ondas sonoras e o deslizamento do aparelho, é utilizado gel incolor à base de água. Não há contraindicações. O exame é indolor e não invasivo.
A ultrassonografia de abdome superior é utilizada para avaliar os órgãos localizados na parte superior do abdome, ajudando a:
Para realizá-la, é necessário um jejum de seis horas, com a recomendação de não ingerir alimentos que costumam produzir muitos gases, como feijão e repolho.
Pacientes com diabetes devem realizar jejum de apenas três horas. É permitido ingerir água somente até duas horas antes do horário do exame. Caso seja necessário, o médico poderá solicitar que o paciente tome remédios antigases no dia anterior.
Esse tipo de exame pode ser solicitado por médicos que queiram investigar melhor a região, como o hepatologista, o endocrinologista e até mesmo o clínico geral.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a ultrassonografia do abdome superior, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.