O exame tem como objetivo analisar fígado e baço em busca de hemorragias, nódulos e alterações de funcionamento.
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear. Ela utiliza compostos levemente radioativos injetados nos pacientes para obter imagens precisas de órgãos e estruturas, o que auxilia no diagnóstico de doenças.
por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação sanguínea é possível obter imagens precisas de para fins diagnósticos mais precisos.
Na cintilografia do fígado e do baço com fluxo sanguíneo hepático, também chamada de cintilografia hepática, o objetivo é analisar o fígado e o baço em busca de hemorragias, nódulos, alterações de funcionamento e da localização exata dos órgãos. Mais especificamente, o exame é usado no diagnóstico do hemangioma hepático, tumor benigno constituído por vasos sanguíneos de nova formação que costuma acumular grande quantidade de sangue e que se forma no fígado.
Na realização do exame, o paciente recebe uma injeção de medicamento levemente radioativo que se liga às células do baço e do fígado. Cerca de 30 minutos após a injeção, o paciente ele é encaminhado à máquina de cintilografia para a captura de imagens desses órgãos. Para obter imagens adicionais, uma tomografia pode ser feita.
Dependendo da forma como o medicamento usado na Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático se espalha no abdômen, é possível entender melhor o funcionamento e tamanho desses órgãos, além de detectar nódulos ou massas anormais.
No geral, na cintilografia não existe preparo prévio. Porém, para a análise do fluxo sanguíneo hepático, é necessário jejum de 6 horas.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.