O lutécio-177 é um elemento químico utilizado como radiofármaco para o tratamento de tumores neuroendócrinos.
Tumores neuroendócrinos são tumores que se desenvolvem em diferentes órgãos e estruturas como, por exemplo, nos ovários, nos testículos, na tireoide, no pulmão, nos rins, entre outros, sendo mais comuns no estômago, no intestino e no pâncreas.
Devido à característica variada de localização, alguns tumores neuroendócrinos requerem tratamento mais delicado para impedir seu avanço a outras áreas, matando as células que sofreram mutação e que se comportam de modo desordenado. E é para isso que serve a utilização do radiofármaco Lutécio-177 nesses casos.
O tratamento de tumores neuroendócrinos com Lutécio-177 foi desenvolvido na Alemanha, tratando-se de um novo procedimento médico que está na vanguarda dos tratamentos contra tumores.
Para a sua realização, é preciso que o paciente fique internado no hospital por um determinado período de tempo, para que possam ser feitos exames e análises diagnósticas antes e depois da aplicação do medicamento Lutécio-177.
Durante esse período no hospital, ele vai receber, via endovenosa, a aplicação do Lutécio-177. Esse procedimento pode ser repetido outras vezes, para que possam ser eliminadas as células anormais por completo.
O tratamento de tumores neuroendócrinos com Lutécio-177 serve para combater os chamados tumores neuroendócrinos, que crescem em diferentes regiões do corpo.
Pelo fato de o tratamento de tumores neuroendócrinos utilizar Lutécio-177 – um elemento químico utilizado como radiofármaco -, o exame não é feito em mulheres grávidas, além de pessoas com doença clínica grave concomitante e doença psiquiátrica grave concomitante.
Pacientes são internados durante 24h para observação e tratamento sintomático conforme necessidade. Após o período de internação, a pessoa é orientada a dar de duas a três descargas após o uso do banheiro, lavar bem as mãos, dormir em camas separadas e evitar contato com crianças pequenas e mulheres gestantes por um período de três a quatro dias.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.