Existem alguns cuidados de saúde que podem ser tomados nos primeiros dias de vida do recém-nascido, tanto para verificar possíveis doenças congênitas quanto para garantir a sua imunização contra patologias contagiosas.
A administração desses cuidados ainda na maternidade é uma maneira de garantir que o bebê esteja o mais protegido possível ao ir para casa e reduzir a carga de tarefas a serem cumpridas pelos pais nesse período de tantas mudanças.
Confira quais são os procedimentos que podem ser oferecidos durante a internação da mãe e do recém-nascido.
A versão “Super” do Teste do Pezinho é capaz de identificar 48 doenças, como o hipotireoidismo, a anemia falciforme e a fibrose cística. Estão entre elas algumas doenças raras que, se tratadas precocemente, podem ser eliminadas possíveis sequelas para o futuro da criança.
Estes testes têm o objetivo de identificar sinais da Imunodeficiência Combinada Grave (SCID) e da Agamaglobulinemia, doenças consideradas graves por comprometem o sistema imunológico do recém-nascido, podendo causar infecções repetidas.
Essa avaliação serve para identificar alterações oculares no recém-nascido, através de um aparelho que é capaz de analisar o fundo da retina, a mácula e o nervo óptico do bebê.
São duas as vacinas que podem ser administradas ainda na maternidade: a imunização contra a Hepatite B e a BCG.
A vacina da Hepatite B deve ser dada até 12h do nascimento do bebê e faz parte do calendário de rotina da vacinação infantil. Já a BCG é uma vacina contra a Tuberculose que deve ser idealmente administrada no recém-nascido mas, se isso não for possível, pode também ser tomada durante o seu primeiro mês de vida.
Para saber mais sobre os cuidados de saúde que podem ser administrados nos bebês durante o período de internação na maternidade, confira os nossos procedimentos de Medicina Neonatal.
Para possíveis dúvidas, por favor, entrar em contato com nossas Consultoras da Maternidade.
(11) 2121-1331 / (11) 2121-1332 / (11) 2121-1333
E-mail: [email protected]