A tosse é um reflexo involuntário do nosso corpo humano. O pulmão acaba forçando uma expiração de ar como uma forma de proteção do organismo. Isso porque quando o ar sai pela garganta, nariz e boca, quaisquer possíveis micro-organismos que estejam nesses lugares, em um processo de irritação, acabam sendo expelidos para fora do corpo.
Essa medida também acaba por impedir, por exemplo, a entrada de poeira, pólen e de outros materiais na via aérea, resultando na tosse alérgica.
A tosse seca é aquela que acontece quando não há a eliminação de catarro. Ela é uma das mais incômodas e geralmente é o resultado de outras condições, como rinite, faringite, laringite, asma e pneumonia.
A tosse produtiva é aquela em que há a produção de secreção, que acaba sendo mais uma forma de eliminar possíveis micro-organismos que estejam irritando as vias aéreas. Ela também pode ser o resultado de doenças diversas, tanto antes quanto após o tratamento delas, indo desde o resfriado comum a até mesmo o câncer de pulmão.
É importante ressaltar que a tosse é um sintoma de muitas condições médicas diferentes. Se ela for persistente, durando mais de uma semana, e interferir de alguma forma na rotina do paciente, é preciso consultar um médico para entender melhor se essa tosse está relacionada a alguma outra condição (em especial, se outros sintomas se apresentarem).
A tosse pode ser aliviada com medidas simples, como manter-se bem hidratado e também em ambientes mais úmidos e bem ventilados. É possível usar um umidificador de ar, que alivia, de certa forma, as crises de tosse.
Consulte um médico para recomendações de medicamentos para a tosse.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.