A diarreia acontece quando há uma mudança da consistência das fezes, podendo tornar-se líquidas ou pastosas, e quando há um aumento significativo e anormal das evacuações diárias, chegando a três ou mais. Há vários tipos de diarreia e normalmente são causadas por vírus ou bactérias, mas também podem estar relacionadas ao consumo de certos medicamentos, como laxantes e antibióticos, bem como estarem associadas a doenças não infecciosas como a síndrome de Crohn, doença celíaca ou intolerância à lactose, por exemplo.
Diarreias agudas podem durar até duas semanas e ocorrer pela falta de adequada higienização das mãos, assim como o pouco cuidado com o armazenamento correto dos alimentos e sua limpeza.
A coloração das fezes também pode ser alterada durante a diarreia. No caso da diarreia verde, como o processo digestório está acontecendo muito rapidamente, a ação da bile, um fluido produzido pelo fígado que normalmente atua digerindo os lipídios no intestino, não tem tempo de se completar corretamente e pigmenta as fezes. Já a diarreia amarela pode indicar excesso de gordura no cocô, ser um sinal de intoxicação alimentar ou até mesmo de problemas no fígado, como hepatite.
A diarreia com sangue pode acontecer devido a gastroenterites e indicar lesão na mucosa intestinal. Em alguns casos, é decorrência de fissuras anais ou até mesmo de hemorroidas. Mas fique atento, porque em algumas situações, esse pode ser o sinal de que haja sangramento de órgãos ou que algo não vai bem, mas só um médico pode ajudar você a entender seu quadro.
A diarreia constante e longa deve ser motivo de alerta. Se a sua diarreia ultrapassar o período de 14 dias é preciso procurar um médico. Além da desidratação e da perda de nutrientes, a condição pode indicar algum problema de saúde que precisa ser investigado mais a fundo! Se estiver com diarreia, lembre-se: hidrate-se!
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.