O que é Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias (Urotomografia)?

A tomografia é um exame de imagem que permite visualizar seções, por vários ângulos, e detalhe de estruturas anatômicas somente acessíveis por procedimento cirúrgico.

No caso da Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias (Urotomografia), o exame permite avaliar as vias urinárias, sendo possível estudar os dutos que transportam a urina produzida pelos rins até a bexiga, para ser eliminada.

Como é feito o exame Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias (Urotomografia)?

O exame de Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias (Urotomografia) é realizado no aparelho de tomografia computadorizada. Mediante solicitação  médica, pode ser feita aplicação de contraste endovenoso.

O aparelho de tomografia computadorizada é composto por maca e tubo. O paciente deita-se na maca, que irá deslizar para o interior do tubo para captação de imagens. O exame também pode ser chamado de tomografia computadorizada helicoidal, pelas espirais que o aparelho realiza.

Para que serve o Exame Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias (Urotomografia)?

Com o exame de Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias (Urotomografia), é possível estudar as vias urinárias em busca de doenças e obstruções causadas, por exemplo, por cálculos (pedras) renais que estão sendo eliminados.

Também é possível observar malformações, câncer no sistema urinário e outras afecções.

Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Preparativos para o exame

Como é o preparo para o exame de Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias (Urotomografia)?

CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado;

DURAÇÃO: cerca de 20 minutos.

JEJUM: somente em casos que exigem anestesia.

CONTRAINDICAÇÕES: gestantes e mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez. Pacientes com alergia ao contraste iodado devem discutir opções com o médico.

EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). Pode ser necessária a administração de meio de contraste por via intravenosa e/ou oral para maior acurácia do exame; no entanto, o paciente tem sempre o direito de recusar a sua utilização.

Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias (Urotomografia).

Ver preparo completo

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Serviços mais procurados

O atendimento e o cuidado que a sua família merece.