Câncer de Mama
O que é?
O câncer de mama é um tumor maligno que se origina nas células da glândula mamária, sendo o tipo de câncer mais incidente nas mulheres.
Quais os principais tipos de câncer de mama?
O câncer de mama é constituído por diferentes subtipos – faz-se divisão por histologia, expressão de receptores hormonais, hiperexpressão da proteína HER2, por alterações moleculares e estadiamento. O subtipo histológico mais comum é o carcinoma ductal invasivo, assim como o perfil mais frequente é o que chamamos de luminal (tumores que expressam receptores hormonais). Todos esses fatores influenciam diretamente no prognóstico da doença e na definição do tratamento oncológico.
Quais os principais fatores de risco do câncer de mama?
- Predisposição genética pessoal ou familiar;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Uso de terapia de reposição hormonal;
- Situações de exposição prolongada aos hormônios endógenos durante a vida: menstruação precoce, menopausa tardia, não engravidar, não amamentar;
- Uso abusivo de álcool.
Quais são os sintomas de câncer de mama?
- Caroços ou nódulos na mama;
- Alterações no tamanho ou forma da mama;
- Mudanças na textura da pele da mama, como ondulações e retrações;
- Inchaço ou vermelhidão na mama;
- Sensibilidade ou dor persistente na mama;
- Secreção ou sangramento pelo mamilo;
- Presença de gânglios linfáticos aumentados na axila.
Como prevenir o câncer de mama?
- Conhecer seu histórico familiar e informá-lo ao médico;
- Autoconhecimento corporal e realizar autoexame das mamas;
- Manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada pobre em gordura e prática regular de exercícios físicos;
- Evitar o consumo excessivo de álcool;
- Evitar a exposição prolongada a hormônios externos, como por exemplo terapia de reposição hormonal e uso de anticoncepcionais.
- Realizar exames de rastreamento de rotina, como a mamografia.
A realização da mamografia (e/ou ultrassom das mamas) de rotina, mesmo na ausência de sintomas, é de suma importância para o diagnóstico precoce do câncer de mama, impactando em melhor prognóstico e aumento nas chances de cura.
Homens podem ter câncer de mama?
Embora seja raro, o câncer de mama também pode ocorrer em homens. Sintomas, diagnóstico e tratamento são semelhantes aos casos em mulheres, merecendo a devida atenção e importância para diagnóstico precoce.
Como é feito o tratamento do câncer de mama?
Se detectado precocemente, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 90%. O tratamento oncológico é multidisciplinar e depende diretamente do estágio da doença e de outros fatores individuais. Alguns tratamentos comuns incluem:
- Cirurgia da mama, como mastectomia e setorectomia;
- Cirurgia da axila para avaliação dos gânglios (linfonodos) locorregionais;
- Radioterapia local na mama e drenagens linfonodais;
- Quimioterapia (antes ou após a cirurgia);
- Terapia de supressão hormonal para bloquear a ação dos hormônios
- Anticorpos monoclonais anti-HER2.
O câncer de mama é uma doença complexa, mas com a detecção precoce e tratamento adequado, as chances de cura são elevadas. É fundamental estar ciente dos sintomas, realizar exames regulares e adotar um estilo de vida saudável. Consulte sempre um profissional de saúde para obter orientações personalizadas e esclarecer dúvidas específicas.
Sobre a Oncologia D’Or
Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.