Câncer de Ovário
O câncer de ovário é uma condição que afeta milhares de mulheres em todo o mundo. Conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2023, corresponde a 8ª neoplasia mais incidente em mulheres no Brasil.
O que é o câncer de ovário?
O câncer de ovário é uma condição que afeta milhares de mulheres em todo o mundo. Conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2023, corresponde a 8ª neoplasia mais incidente em mulheres no Brasil. Os sintomas podem variar, além de serem facilmente confundidos com outros problemas de saúde.
Alguns dos fatores de risco para esta neoplasia são aumento da idade, síndrome do ovário policístico, endometriose e algumas síndromes hereditárias.
Quais os sintomas do câncer de ovário?
Os sintomas do câncer de ovário podem variar de mulher para mulher. Frente a isso, é fundamental se atentar aos possíveis sinais de alerta, como:
- Dor ou desconforto na região pélvica;
- Inchaço abdominal persistente;
- Mudanças no hábito intestinal, como constipação ou diarreia frequentes;
- Sensação de saciedade precoce durante as refeições;
- Náuseas persistentes;
- Perda de apetite;
- Sangramento vaginal anormal.
É importante ressaltar que esses sintomas também podem estar relacionados a outras condições não cancerígenas. No entanto, se você apresentar esses sinais de forma persistente e sem explicação aparente, é recomendável procurar um médico para uma avaliação adequada.
Como é feito o diagnóstico do câncer de ovário?
Além do exame físico, métodos de imagem, como ultrassom transvaginal, tomografia e/ou ressonância de pelve, podem ser utilizados na investigação. Em caso de suspeição clínica, a avaliação por uma equipe médica especializada se faz necessária.
O diagnóstico confirmatório, portanto, se dá pela análise patológica, no qual uma amostra de tecido é retirada do ovário ou de uma área suspeita e examinada no microscópio por um patologista. Dependendo da situação específica de cada paciente, a biópsia pode ser realizada de diferentes maneiras, como por cirurgia laparoscópica, cirurgia aberta ou por aspiração por agulha fina em alguns casos.
Vale ressaltar que, além da biópsia, outros procedimentos complementares podem ser solicitados para avaliar a extensão do câncer, como exames de imagem e exames de sangue para detectar marcadores tumorais específicos.
Somente um médico especialista pode realizar o diagnóstico correto do câncer de ovário. Portanto, se você apresentar algum dos sintomas listados neste conteúdo, agende uma consulta médica para avaliação e orientação adequada.
Como é feito o tratamento do câncer de ovário?
O tratamento do câncer de ovário deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar especializada e pode envolver cirurgia, quimioterapia, terapia alvo direcionada ou uma combinação destas abordagens, dependendo do estágio da doença e das características individuais de cada paciente. O suporte emocional e o acompanhamento médico adequado são fundamentais para enfrentar essa jornada.
Sobre a Oncologia D’Or
Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.