Outubro é conhecido na área da saúde como o mês da mais importante campanha de prevenção do câncer: o outubro rosa. Voltada para chamar atenção para a detecção precoce do câncer de mama, a campanha se torna o principal conteúdo da comunicação da maioria das empresas do segmento ao longo do mês.
Este ano, para apoiar a mulher no combate à doença, a Rede D’Or São Luiz lançou a campanha O Ano Todo Rosa. A iniciativa reuniu informação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, oferecendo conteúdo atualizado para todos os perfis de pacientes. Elaborado com suporte dos principais especialistas da Rede D’Or São Luiz e Oncologia D’Or, o site Linha Rosa aponta quais as providências devem ser tomadas por cada tipo de mulher. A campanha apresentou orientações específicas para mulheres de acordo com seu risco – com menos de 40 anos, sem diagnóstico de problemas nas mamas ou casos de câncer na família; com um longo histórico de casos da doença; com mais de 40 anos e sem histórico na família; ou já tratadas de um câncer de mama.
Uma vez que as mulheres exploravam as informações correspondentes ao seu perfil na campanha, entendiam como evitar a doença e poderiam ser encaminhadas para marcar o exame de mamografia ou ainda consultas com mastologistas, ginecologistas, oncologistas e oncogeneticistas.. Como resultado, mais de 17 mil mamografias foram realizadas durante o mês de outubro.
Para o oncologista Gilberto Amorim, ações como essas são fundamentais, pois ainda é preciso, em muitos casos, desmistificar o câncer de mama. Ele observa que, por mais contraditório que pareça, a mamografia sofre preconceito das próprias mulheres. “Infelizmente, ainda está presente na cabeça de muitas pessoas a terrível ideia de que “quem procura, acha”. Elas criam uma falsa expectativa de que a doença não vai se manifestar se não for ao médico ou realizar os exames preventivos. Também vemos casos de mulheres que evitam o exame devido à dor que ele provoca ou ao medo da exposição à radiação, apesar do procedimento ser comprovadamente seguro e indicado pelos melhores especialistas como a principal forma de prevenção”, relata Gilberto.
Além disso, a Oncologia D’Or e Rede D’Or divulgaram em suas redes sociais informações importantes sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dos mais diversos tipos de câncer de mama. No stories do Instagram da Oncologia D’Or, por exemplo, os conhecimentos dos seguidores sobre os mitos e verdades do câncer de mama foram testados através de uma enquete. Já no youtube da Oncologia D’Or, ao longo de todo o mês, foram realizadas quatro lives com especialistas de diferentes estados que a rede tem unidade. Foram mais de 5 mil visualizações e este conteúdo segue disponível no canal.
Os colaboradores de todas as empresas do grupo Rede D’Or São Luiz também foram convidados a participar das ações ao longo do mês. Além de assistir as lives e poder tirar dúvida com nossos especialistas, todos vestiram rosa no Pink Day (dia 16 de outubro) para mostrar apoio a causa.