Tumor de Wilms
O tumor de Wilms, também conhecido como nefroblastoma, é um tipo de câncer renal que ocorre predominantemente em crianças, geralmente na faixa dos 2 aos 5 anos de idade.
O que é tumor de Wilms?
O tumor de Wilms, também conhecido como nefroblastoma, é um tipo de câncer renal que ocorre predominantemente em crianças, geralmente na faixa dos 2 aos 5 anos de idade. Constitui cerca de 5% de todos os cânceres infantis e é um tumor muito raro em adultos.
Quais são as causas do Tumor de Wilms?
As causas específicas dessa neoplasia ainda são desconhecidas. Muitas vezes, o tumor surge de forma esporádica, sem uma predisposição genética identificável. No entanto, acredita-se que ocorram alterações nas células que irão formar os rins ainda durante o desenvolvimento do feto, o que leva ao surgimento do tumor. Em um pequeno percentual de casos, pode estar associado a certas síndromes genéticas hereditárias (Síndrome de WAGR, Síndrome de Beckwith-Wiedemann e Síndrome de Denys-Drash).
Quais são os sintomas do Tumor de Wilms?
Os sintomas do tumor de Wilms podem variar, mas geralmente incluem:
- Presença de um caroço ou massa abdominal, que pode ser palpável;
- Dor abdominal;
- Inchaço abdominal;
- Sangue na urina
- Perda de apetite e de peso;
- Febre;
- Fadiga e fraqueza.
É importante ressaltar que nem todas as crianças com tumor de Wilms apresentam todos esses sintomas. Além disso, alguns desses sinais também podem estar presentes em outras condições de saúde, o que torna ainda mais fundamental consultar um médico para realizar o diagnóstico correto.
Como é feito o diagnóstico de tumor de Wilms?
A principal maneira de diagnosticar esses tumores é através de exames de imagem que vão desde ultrassonografia abdominal até ressonância magnética. Na maioria das vezes, não há necessidade de biopsia para o diagnóstico de tumor de Wilms mas podemos lançar mão dessa estratégia para confirmação definitiva.
Como prevenir o tumor de Wilms?
Devido à natureza pouco compreendida das causas do tumor de Wilms, não existem medidas específicas de prevenção conhecidas. No entanto, é fundamental estar atento aos sinais e sintomas, e consultar um médico em caso de qualquer preocupação. A detecção precoce e o diagnóstico precoce aumentam as chances de um tratamento bem-sucedido.
Como é feito o tratamento do tumor de Wilms?
O tratamento do tumor de Wilms geralmente envolve uma combinação de cirurgia, quimioterapia e, em alguns casos, radioterapia. A cirurgia é realizada para remover o tumor e, em muitos casos, é possível preservar parte do rim saudável. Durante o procedimento, os gânglios linfáticos próximos também são examinados e alguns devem ser removidos. A quimioterapia é administrada antes e/ou após a cirurgia para diminuir o tumor e eliminar as células tumorais que possam ter se espalhado para outras partes do corpo. A radioterapia pode ser utilizada em algumas situações específicas.
Sobre a Oncologia D’Or
Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.