Sarcoma de Ewing
O sarcoma de Ewing é um tipo de câncer ósseo raro e agressivo que pode afetar diversas partes do corpo.
O que é sarcoma de Ewing?
O sarcoma de Ewing é um tipo de câncer ósseo raro e agressivo que pode afetar diversas partes do corpo. O sarcoma de Ewing afeta principalmente crianças, adolescentes e adultos jovens, com pico de incidência em torno dos 15 anos. Indivíduos do sexo masculino são mais propensos a desenvolver a doença, em uma proporção de 3:2 em relação ao sexo feminino.
Quais são os fatores de risco de sarcoma de Ewing?
As causas específicas do sarcoma de Ewing ainda são desconhecidas. No entanto, existem alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolver essa condição, como:
- Idade: o sarcoma de Ewing é mais comum em crianças e jovens adultos.
- Genética: algumas mutações genéticas podem aumentar o risco de desenvolver o sarcoma de Ewing. Entretanto, não há indícios de que seja uma doença hereditária.
Quais os sintomas do Sarcoma de Ewing?
Os sintomas do sarcoma de Ewing podem incluir:
- Dor óssea progressiva e persistente;
- Inchaço no local afetado;
- Sensibilidade ao toque;
- Limitação de movimento da articulação próxima ao tumor.
Como é feito o diagnóstico do sarcoma de Ewing?
Os sintomas acima devem levantar a suspeita de um caso de sarcoma. Após coleta da história médica, exame físico e exames complementares como tomografia e ressonância, deve-se planejar a amostragem de material, por biopsia ou cirurgia, proveniente do tumor para análise anátomo-patológica e confirmação do diagnostico.
Como prevenir o sarcoma de Ewing?
Devido à natureza pouco compreendida das causas do sarcoma de Ewing não existem medidas específicas de prevenção conhecidas. No entanto, é importante estar atento aos sinais e sintomas, realizar exames de rotina e consultar um médico caso necessário. A detecção e o diagnóstico precoces aumentam as chances de um tratamento bem-sucedido. Atualmente, pacientes com doença localizada tem 70-80% chance de sobrevida geral em cinco anos.
Como é feito o tratamento de sarcoma de Ewing?
O tratamento do sarcoma de Ewing deve ser abordado de forma multidisciplinar em centro especializado e com experiência no tratamento dessa doença.
Geralmente envolve uma combinação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A cirurgia é realizada para remover o tumor e tecidos circundantes afetados, sempre que possível. A ordem e combinação específicas dessas modalidades de tratamento dependem do estágio do tumor e da sua localização.
Sobre a Oncologia D’Or
Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.