Leucemia Aguda
A leucemia aguda é um tipo de câncer do sangue caracterizado pelo crescimento descontrolado e anormal das células sanguíneas imaturas na medula óssea.
O que é leucemia aguda?
A leucemia aguda é um tipo de câncer do sangue caracterizado pelo crescimento descontrolado e anormal das células sanguíneas imaturas na medula óssea. Essas células, conhecidas como blastos, não funcionam adequadamente e não evoluem como as normais. Interferem na produção normal de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas, comprometendo a função do sistema circulatório e imunológico.
Trata-se de uma doença séria que requer diagnóstico precoce, terapia adequada e acompanhamento médico contínuo. Embora o prognóstico possa variar, avanços na pesquisa e no tratamento aumentaram as chances de cura para muitos pacientes. É essencial que as pessoas estejam cientes dos sintomas e busquem atendimento médico imediato ao suspeitar de qualquer problema. Com o apoio adequado, tratamento especializado e avanços contínuos na medicina, a jornada de combate à leucemia aguda pode ser enfrentada com esperança e determinação.
Quais os tipos de leucemia aguda?
- Leucemia mieloide aguda (LMA): A LMA se origina de células mieloides imaturas, que se desenvolvem em glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou plaquetas.
- Leucemia linfoblástica aguda (LLA): Afeta as células linfoides, que dão origem aos linfócitos, um tipo de glóbulo branco importante para o sistema imunológico.
Quais os sintomas de leucemia aguda?
Em estágios avançados da leucemia mieloide aguda, os sintomas podem se tornar mais evidentes e intensos. Alguns dos sintomas comuns incluem fadiga e cansaço, perda de peso inexplicável, infecções recorrentes, sangramento excessivo, febre persistente, dor óssea e aumento do baço. No caso da leucemia linfoide, os sintomas são semelhantes e em alguns caso pode ocorrer concomitante o aumento de linfonodos. Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e o diagnóstico preciso deve ser feito por um médico especialista, através de exame físico e laboratoriais.
A leucemia aguda tem cura?
O tratamento da leucemia aguda evoluiu significativamente nas últimas décadas, e muitos casos podem ser curados. No entanto, a cura depende de vários fatores, como o tipo específico de leucemia aguda, a idade do paciente, seu estado de saúde geral, a resposta ao tratamento e possibilidade ou não de realização de transplante de medula óssea em casos específicos.
Qual o prognóstico da leucemia aguda?
Isso varia consideravelmente e depende de vários fatores. O prognóstico é baseado no tipo de leucemia, características genéticas e moleculares da doença, idade do paciente, resposta ao tratamento, possibilidade de realização de transplante de medula óssea em casos selecionados e outros fatores individuais. Embora alguns casos possam ter um prognóstico desfavorável, com progressão rápida da doença, outros podem apresentar resposta positiva ao tratamento, sobrevida prolongada e cura.
Sobre a Oncologia D’Or
Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.