A covid-19 é uma infecção respiratória provocada pelo coronavírus chamado de SARS-CoV-2, causando sintomas como febre alta, tosse seca, dor de cabeça e perda do olfato e paladar. Saiba o que é a covid-19, conheça os sintomas e veja como é a transmissão e o tratamento.
A covid-19 é uma infecção respiratória causada por um tipo de coronavírus, chamado de SARS-CoV-2, que provoca sintomas como febre alta, tosse seca e persistente, perda do olfato e paladar.
A transmissão da covid-19 pode acontecer através da inalação de gotículas de saliva e de secreções respiratórias ou ao tocar em pessoas e objetos contaminados e, em seguida, colocar as mãos nos olhos, nariz e boca, por exemplo.
O tratamento da covid-19 varia conforme a gravidade dos sintomas apresentados pela pessoa, onde o médico pode indicar o repouso, o uso de medicamentos e, em alguns casos, a internação.
Em geral, os sintomas da covid-19 podem incluir:
Além disso, a pessoa com covid-19 também pode apresentar “dedos de covid”, uma condição caracterizada por dor intensa, coceira, inchaço e bolhas nos dedos das mãos e dos pés.
Os sintomas de covid-19 geralmente são leves. No entanto, idosos, crianças, pessoas com câncer, imunodeficiências, doenças respiratórias e outras doenças, podem apresentar sintomas graves, como pneumonia, trombose, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e sepse.
Quais são os sintomas de covid-19 em crianças?
Além dos sintomas comuns de covid-19, a criança também pode apresentar desidratação.
Em casos graves, a criança pode desenvolver a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica, uma complicação da covid-19 que causa problemas como miocardite, doença renal, trombose, convulsão e insuficiência respiratória, por exemplo.
Veja também: https://www.rededorsaoluiz.com.br/maternidade/noticias/artigo/covid-19-e-criancas
Como é a covid-19 em mulheres grávidas?
Os sintomas de covid-19 em mulheres grávidas normalmente são leves e facilmente tratados. No entanto, mulheres grávidas com covid-19 e que apresentam sintomas, têm maior risco de parto prematuro, pré-eclâmpsia ou eclâmpsia e coágulos sanguíneos.
Além disso, mulheres com obesidade, diabetes, pressão alta e doenças pulmonares, têm um risco maior de covid-19 grave. Conheça melhor sobre a covid-19 na gravidez.
A transmissão da covid-19 acontece principalmente por meio da inalação de gotículas de saliva e de secreções respiratórias, que ficam suspensas no ar quando a pessoa contaminada fala, tosse ou espirra.
Além disso, a covid-19 também pode ser transmitida ao colocar as mãos nos olhos, boca e nariz após tocar em pessoas, superfícies ou objetos contaminados.
O tempo de exposição ao vírus e o surgimento dos primeiros sintomas da covid-19 pode variar entre 1 a 14 dias. No entanto, pessoas com covid-19 e que não apresentam sintomas também podem transmitir o vírus.
A covid-19 é diagnosticada através da avaliação médica dos sintomas e sinais apresentados pela pessoa.
Além disso, o médico também solicita a realização de testes de covid-19, como o PCR, testes rápidos e a sorologia.
Na suspeita de covid-19, é aconselhado consultar o médico infectologista ou clínico geral. Já no caso de crianças, é recomendado consultar o pediatra.
Apesar de apresentarem sintomas em comum, a covid-19, a gripe e o resfriado possuem diferenças na frequência dos sintomas e também no tipo do vírus causador.
Enquanto a febre é rara em casos de resfriado, pode surgir normalmente na covid-19 e gripe. Já a falta de ar que, em alguns casos, está presente na covid-19, é rara no resfriado e na gripe.
Além disso, a covid-19 é causada pelo SARS-CoV-2, a gripe é causada pelo vírus da gripe e o resfriado comum é frequentemente causado pelo rinovírus.
De acordo com a intensidade dos sintomas, o tratamento da covid-19 inclui:
Já nos casos mais graves, que incluem dificuldades para respirar, sensação de falta de ar e/ou dor no peito, a internação pode ser recomendada para um melhor acompanhamento.
A vacina contra a covid-19 funciona estimulando o sistema imunológico, evitando, assim, o desenvolvimento de casos mais graves.
As vacinas contra covid-19 aprovadas pela Anvisa e atualmente em uso no Brasil incluem a Pfizer /BioNTech, a CoronaVac e a monovalente XBB, da Moderna.
Algumas dicas para prevenir a covid-19 são:
É recomendado também manter os ambientes sempre bem arejados e ventilados. Além disso, pessoas com covid-19 devem evitar o contato com outras pessoas por pelo menos 5 dias.
A covid-19 já acabou?
A covid-19 ainda não acabou, porque o vírus SARS-CoV-2 ainda está circulando pelo mundo e sofrendo adaptações, o que aumenta o risco de novas infecções.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento da covid-19 e no diagnóstico de outras condições diversas.