Dentro do conceito de qualidade e segurança oferecido pela Oncologia D’Or – Rede D’Or, a radioterapia da marca está na vanguarda da inovação tecnológica no Brasil, aliando tratamentos de alta precisão com o conforto e a humanização que os pacientes necessitam durante o tratamento.
A radioterapia é o tratamento no qual utilizamos radiação ionizantes para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem e, em conjunto com as terapias medicamentosas e a cirurgia, forma a base do tratamento oncológico. Em torno de 50% dos pacientes com um diagnóstico de câncer necessitam realizar radioterapia em algum momento. O objetivo do tratamento pode ser desde a erradicação da doença, com intenção de cura, até a paliação de sintomas, em situações em que há dor ou sangramento, por exemplo; em algumas situações a radioterapia pode ser utilizada em conjunto com outras terapias como “complemento” ou em algumas situações até mesmo em doenças benignas, como neuromas do acústico, malformações arterio-venosas cerebrais ou mesmo para profilaxia de queloides.
Em outras palavras, a radioterapia tem papel fundamental no tratamento do câncer e contribui para a melhoria da qualidade de vida do paciente. Por isso, a Oncologia D’Or investe em equipamentos de última geração, alguns inéditos no Brasil, e em diversas regiões do país, ampliando o acesso a tratamentos de alta performance a muitos brasileiros. Apenas em 2021, quase 5 mil pacientes foram tratados com o que há de melhor nessa área.
Isso é possível pela grande capacidade e capilaridade da Rede D´Or, que reuniu um time de médicos radio-oncologistas e físicos de extrema qualificação e criou um cenário de grande integração entre oncologia, patologia, diagnóstico e assistência hospitalar, permitindo que as condutas de tratamento sejam individualizadas e discutidas em reuniões multi-especialidade. Isso garante aos pacientes sempre a conduta de melhor resultado com o cuidado integral e humanizado dos pacientes.
Um bom exemplo deste conceito é a radioterapia do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, que foi concebida com um conjunto de equipamentos complementares entre si, especializados para diversos tipos de abordagem radioterápica, dois deles inéditos no Brasil: o CyberKnife e TomoTherapy.
Outra tecnologia que merece grande destaque está presente no Hospital DF Star, em Brasília, o Gamma Knife Icon. Único no Brasil, esse equipamento é a plataforma mais moderna para execução de rádio cirurgias de crânio (SRS), e permite a inédita modalidade de CBCT associada a precisão do Gammaknife. Na prática esse equipamento amplia as possibilidades de utilização do Gammaknife, e derruba a obrigatoriedade de utilização de frames fixados no crânio (FRAMELESS).
Além desses, os demais centros de radioterapia do grupo contam com diversos outros equipamentos de grande capacidade, como o TrueBeam e VERSA HD, ambos topos de linha de suas respectivas fabricantes, e capazes de realizar as mais diversas modalidades de radioterapia. Eles estão presentes nos projetos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, e em breve em novas localidades.
Em resumo, o grupo Rede D´Or vem expandindo acesso a radioterapia de alta performance em diversos hospitais e em diversos estados e tem como premissa básica a excelência de seus médicos, equipamentos e equipe assistencial. Em todas as unidades têm disponível um arsenal completo de ferramentas para entregar aos pacientes a máxima eficiência em tratamentos de radioterapia, incluindo em todas as unidades itens como:
Na central de marcação da Oncologia D’Or é possível marcar consultas e exames, incluindo os serviços de radioterapia. O número para agendamento é 3003-6424.