Neurologia
A Neurologia é a especialidade médica que contempla o diagnóstico e o cuidado com as doenças que afetam o sistema nervoso central e seus componentes, incluindo algumas funções neuromusculares, revestimentos e vasos sanguíneos. Aborda desde casos considerados mais simples, como distúrbio do sono, as doenças crônicas, assim como o acidente vascular cerebral (AVC).
O que é a Neurologia?
A neurologia é uma especialidade médica que trata distúrbios relacionados ao sistema nervoso. Ele é dividido entre o sistema nervoso central, que é composto pelo cerebelo, tronco encefálico, cérebro e medula espinhal; o sistema nervoso periférico, que são os nervos que ligam o sistema nervoso central ao resto do corpo; e também o sistema nervoso autônomo, que controla todas as nossas funções, como a digestão, circulação do sangue, respiração e realiza o controle de temperatura.
Quando surgiu a Neurologia?
A neurologia surgiu durante a segunda metade do século XIX, em Paris, com os professores do Hospital Universitário da Salpêtrière, do qual se destacam nomes como Jean-Martin Charcot e Guillaume Duchenne de Boulogne.
Para que serve a Neurologia?
A neurologia colabora com o tratamento de muitas enfermidades do sistema nervoso e o profissional desta área pode auxiliar analisando diversas doenças relacionadas a traumas cerebrais, vasculares e neuromusculares, além de enfermidades relacionadas ao sono.
Quais doenças são tratadas pela Neurologia?
Um médico especializado em neurologia pode realizar o tratamento de condições como:
- Cefaleias ou dores de cabeça;
- Distúrbios do sono, como insônia, ronco, apneia e excesso de sono;
- AVC;
- Alzheimer;
- Doença de Parkinson;
- Esclerose múltipla;
- Tumores;
- Meningites;
- Déficit de atenção e hiperatividade;
- Malformação congênita do sistema nervoso;
- Dentre outros.
Além disso, a área de neurologia também atua em conjunto com outras especialidades da medicina. O médico neurologista, por exemplo, pode estar envolvido em pesquisas clínicas ou até mesmo atuando com outro médico para auxiliar no tratamento de algumas especialidades, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
Qual a diferença entre a Neurologia e a Psiquiatria?
Enquanto o foco do médico especializado em neurologia é estudar o sistema nervoso, tratando e diagnosticando doenças que envolvem o cérebro humano, o médico especializado em psiquiatria se dedica aos estudos sobre transtornos emocionais e alterações de comportamento, por exemplo.
Quando devo procurar um Neurologista?
É necessário procurar um médico neurologista quando o corpo indica alguns sinais de que algo não está bem, como os seguintes:
- Tontura;
- Dormência ou formigamento;
- Convulsões;
- Problemas de visão;
- Problemas de memória ou confusão;
- Problemas de sono;
- Problemas de movimento;
- Fraqueza;
- Dor crônica;
- Dores de cabeça.
Quais são os exames recomendados pela Neurologia?
Entre os principais exames solicitados pelos médicos neurologistas estão a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Ambos consistem em exames de imagem utilizados para auxiliar no diagnóstico de algumas doenças, como câncer e infecções. Além disso, os médicos neurologistas também podem solicitar exames de sangue, mapeamento cerebral (procedimento de diagnóstico que registra a atividade elétrica do cérebro), eletroencefalograma (utilizado para registrar a atividade elétrica do cérebro) e eletroneuromiografia (exame neurofisiológico utilizado no diagnóstico e prognóstico de lesões no sistema nervoso periférico).
O que é a Neurologia Pediátrica?
O neurologista também pode se especializar no tratamento de crianças. A neurologia pediátrica, como é conhecida, acompanha o desenvolvimento neurológico dos pequenos, por meio de exame clínico e pelo diagnóstico das funções motoras e cognitivas, o que permite a identificação de doenças e a realização de um tratamento preciso. As enfermidades mais comuns na infância e adolescência são meningite, hiperatividade, encefalites, epilepsias, doenças do sono (sonambulismo, bruxismo, paralisia do sono e sonolência excessiva durante o dia, por exemplo), doenças musculares, dores de cabeça, entre outras.
Quais os diferenciais da Neurologia da Rede D’Or?
A Rede D’Or tem neurologistas reconhecidos nacional e internacionalmente atuando em seus consultórios médicos e centros cirúrgicos. A estrutura conta ainda com a equipe de assistência preparada para a aplicação de protocolos de atuação na neurologia, como nos casos de emergência com indicativo de uso do trombolítico.
Além disso, os hospitais que integram a Rede D’Or possuem instalações prontas para receber pacientes e auxiliar no tratamento de diversas doenças neurológicas. Nossas clínicas de neurologia são formadas por equipes especializadas, que contam com o suporte de equipamentos diagnósticos de alta tecnologia, tais como o Gamma Knife, equipamento cirúrgico não invasivo que, por meio de radiocirurgia estereostática, faz o tratamento de tumores cerebrais.
Especificamente nos casos indicativos de cirurgia, a equipe de neurocirurgiões da Rede D’Or entra em ação e, com o suporte de equipamentos altamente tecnológicos, realiza uma conduta cirúrgica extremamente precisa. Para isso, alguns hospitais da Rede D’Or contam com salas híbridas no Centro Cirúrgico, que permitem a realização de tomografia durante o procedimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!