Neurologia Geral
A Neurologia é a especialidade médica que contempla o diagnóstico e o cuidado com as doenças que afetam o sistema nervoso central e seus componentes, incluindo algumas funções neuromusculares, revestimentos e vasos sanguíneos. Aborda desde casos considerados mais simples, como distúrbio do sono, as doenças crônicas, assim como o acidente vascular cerebral (AVC).
O que é a neurologia?
A neurologia é uma especialidade médica que trata distúrbios relacionados ao sistema nervoso e seus revestimentos. Sendo assim, é o responsável por diagnosticar e tratar problemas que afetam regiões como o cérebro, medula espinhal, nervos, músculos cerebelo e tronco encefálico.
A área de neurologia também atua em conjunto com outras especialidades da medicina. O neurologista pode fazer pesquisa clínica ou até atuar com outro especialista para auxiliar no tratamento de condições como a depressão, ansiedade e síndrome do pânico, por exemplo.
O neurologista também pode se especializar no tratamento de crianças. A neurologia pediátrica acompanha o desenvolvimento neurológico dos pequenos, através de exame clínico e diagnóstico das funções motoras e cognitivas, permitindo identificar e tratar doenças.
Qual é a formação do neurologista?
Como em qualquer outra especialidade médica, é preciso ter formação completa em medicina. Para se especializar em neurologia, o profissional também deve concluir a residência na área e prestar a prova de título pela Academia Brasileira de Neurologia.
Dentro da neurologia, também existem subespecialidades como: neurofisiologia, neuro-oncologia, distúrbios do sono, neurocirurgia e neuroimunologia.
Quais problemas o neurologista pode tratar?
A neurologia colabora com o tratamento de muitas enfermidades do sistema nervoso. O profissional desta área pode auxiliar analisando diversas doenças relacionadas a traumas cerebrais, vascular e neuromuscular, além de enfermidades relacionadas ao sono.
As condições mais comuns tratadas por um neurologista são as dores de cabeça, distúrbios do sono, alzheimer, déficit de atenção, AVC, tumores e meningite. Também pode tratar:
doença de Parkinson;
epilepsias;
encefalites;
esclerose múltipla;
bruxismo;
neuralgia;
vertigem ou tontura;
hérnia cervical;
esclerose lateral amiotrófica;
entre outros.
Quando procurar um neurologista?
A dor de cabeça é uma das principais queixas levadas ao consultório do neurologista. Porém, é fundamental buscar esse especialista diante de qualquer sintoma de alteração neurológica, como:
convulsões;
desmaios;
perda involuntária de urina;
espasmos;
perda de equilíbrio;
perda de memória;
tremores no corpo;
tontura;
má coordenação motora;
formigamento ou dormência nas extremidades.
Quais exames o neurologista pode solicitar?
Para diagnosticar com precisão e recomendar os melhores tratamentos, o médico neurologista pode solicitar diversos exames de laboratório e/ou imagem. Alguns dos mais requisitados são:
hemograma;
tomografia;
doppler transcraniano;
ressonância magnética;
eletroencefalograma;
mapeamento cerebral;
neurofisiológico;
eletromiografia.
Quais tratamentos o neurologista pode recomendar?
Os tratamentos indicados pelo neurologista dependem da patologia e da complexidade de cada caso. Porém, eles podem envolver soluções através de medicamentos, cirurgias e até fisioterapias.
Onde encontrar o neurologista?
Na Rede D’Or você pode contar com o neurologista em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto, atualmente, por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar como uma de suas principais ferramentas. Trata-se de um processo, conduzido por organizações independentes, de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!