Este é um exame que avalia a estrutura e o funcionamento da deglutição, permitindo visualizar a rinofaringe, o velofaríngeo, a hipofaringe e a faringe.
O exame de raio-X, também conhecido como radiografia, é um exame de imagem muito comum, devido a seu baixo custo, rapidez e por ser não invasivo, dispensando preparos prévios na maioria das situações. O exame utiliza baixas doses de radiação para identificar diversas alterações, por isso é contraindicado para gestantes.
É um exame bastante utilizado em emergências devido à rapidez e produz fotografias da região analisada em segundos, gerando imagens bidimensionais em uma chapa.
Uma das variações deste exame é o raio-X contrastado, que é um exame de raio-X convencional, mas no qual o paciente recebe uma dose de medicamento via oral ou injetado na veia, que irá depender da região examinada. Esse medicamento permite que o médico visualize as estruturas corporais do paciente com mais detalhes e clareza.
O Raio-X de Deglutograma é um exame que avalia a estrutura e o funcionamento da deglutição, permitindo visualizar a rinofaringe, o velofaríngeo, a hipofaringe e a faringe.
Ao fazer o Raio-X de Deglutograma o paciente é levado à sala de raio-X e senta-se confortavelmente. O paciente irá então engolir pequenas quantidades de alimentos e líquidos misturados com bário.
O Raio-X de Deglutograma é feito com o paciente de lado, permitindo visualizar todas as fases da deglutição e a transição entre elas, e na posição anteroposterior, que mostra a formação e centralização do bolo alimentar, mobilidade de língua e o escoamento do alimento pela parede posterior da faringe.
O exame deve ser acompanhado por especialista em radiologia, que a qualquer momento pode alterar o protocolo básico.
O Exame Raio-X de Deglutograma ajuda a determinar se alimentos e bebidas estão sendo aspirados. Também nos mostra partes da boca e/ou garganta com problemas de força para deslocar o alimento na direção correta.
É um exame indicado em casos onde o fonoaudiólogo tem dúvidas quanto a liberar ou não uma dieta via oral, já que é possível observar todo o percurso do alimento ofertado no exame.
Com o Raio-X de Deglutograma também é possível avaliar a presença de escape nasal, fechamento velofaríngeo, o tempo da deglutição e a presença de aspiração pelas laringes.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.