Este exame consiste na aquisição de imagens da região anorretal e da pelve durante o ato de defecar. Nele, é usado contraste para visualização mais detalhada da região.
O exame de raio-X, também conhecido como radiografia, é um exame de imagem muito comum, devido a seu baixo custo, rapidez e por ser não invasivo. O exame utiliza baixas doses de radiação para identificar alterações em ossos e órgãos, contraindicado para gestantes.
Para ossos, a alteração é identificada como um corte escuro. Para outras estruturas, buscam-se partes claras na imagens, na busca de algo incomum.
Uma das variações deste exame é o raio-X contrastado, que é uma exame de raio-X convencional, mas no qual o paciente recebe uma dose de medicamento via oral ou injetado na veia, que irá depender da região examinada. Esse medicamento permite que o médico visualize as estruturas corporais do paciente com mais detalhes e clareza.
O exame de Raio-X de Defecograma consiste na aquisição de imagens da região anorretal e da pelve durante o ato de defecar. Nele, é usado contraste para visualização mais detalhada da região.
O exame Raio-X de Defecograma é feito com o paciente sentado em assento sanitário especial, com material que não interfere no resultado do exame, nem na posição ideal para obter as imagens.
Quando o paciente está pronto, capturamos as imagens em diferentes momentos da evacuação. Sendo eles:
Para o exame de Raio-X de Defecograma é preciso da aplicação de uma substância de contraste antes de iniciar o procedimento. É recomendado também que o paciente remova objetos metálicos, como cintos, anéis e brincos.
O exame não deve ser feito por gestantes ou mulheres com suspeita de gravidez. Informe o técnico responsável.
O Exame Raio-X de Defecograma é solicitado para avaliar alterações na pelve e reto.
Com este tipo de exame é possível diagnosticar doenças como: constipação crônica e disfunções do assoalho pélvico.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.