Este é um exame de imagem também conhecido pela sigla HSG. É uma forma de raio-x com contraste para visualizar trompas e cavidade uterina.
Histerossalpingografia é um exame de imagem também conhecido pela sigla HSG. É uma forma de raio-x com contraste para visualizar trompas e cavidade uterina.
O procedimento não é invasivo e geralmente é rápido. Indicado para mulheres que não conseguem engravidar ou para identificar problemas não evidenciáveis com outros métodos.
O exame Histerossalpingografia é feito com a paciente em posição ginecológica. O ginecologista faz o exame de toque e, em seguida, insere um instrumento, chamado de espéculo vaginal, para dilatar o canal que leva às trompas e útero. Em seguida, insere um cateter com contraste a base de iodo.
Assim que o contraste se espalha pela região, insere-se o aparelho de raio-x para obtenção das imagens, podendo mover o aparelho para visualizar em maior detalhe. Ao fim das imagens, o médico remove o aparelho do canal vaginal.
Se o médico estiver satisfeito com as imagens, a paciente está liberada e o resultado do exame fica pronto em poucos dias.
O Exame Histerossalpingografia é solicitado pelo especialista para analisar alterações de útero e ovários. Pode ser indicado em caso de má-formação, cicatriz ou outros comprometimentos da capacidade do óvulo de fecundar. Este exame também aponta doenças graves como tumores e espasmos tubários.
Com o resultado dos exames em mãos, o médico avaliar junto a paciente qual o tratamento adequado.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Como é o preparo para o exame de Histerossalpingografia?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: cerca de 1 hora.
JEJUM: 4 horas.
CONTRAINDICAÇÕES: não se recomenda a realização deste exame se houver confirmação ou suspeita de gravidez, assim como em caso de infecção genital e sangramento uterino.
EXAMES ANTERIORES: se houver exames anteriores de imagem relacionados ao problema atual, leve-os na data agendada.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário tomar 2 comprimidos de Bisacodil® na véspera (às 20h) e 1 comprimido de Buscopan® 3 horas antes do exame. É recomendado se abster de relações sexuais do 1º dia da menstruação até o momento da histerossalpingografia. O exame deve ser realizado entre o 1° e o 6° dias após o término da menstruação. Leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). A não realização do preparo solicitado pode comprometer as imagens ou até mesmo gerar o cancelamento do exame.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo do exame Histerossalpingografia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.