Geralmente, a amilase pode ser analisada diretamente no sangue e na saliva do paciente, mas no caso da amilase em líquidos corporais, a análise da amilase presente é feita no líquido peritoneal.
A amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares que tem a função de auxiliar no processo de digestão do indivíduo, ajudando a quebrar moléculas de amido e outras substâncias ingerida.
Quando há algo de errado com o pâncreas do ou mesmo com seu organismo, de modo geral, os indicadores de amilase podem se alterar de alguma forma, servindo como uma ferramenta de auxílio ao diagnóstico.
Geralmente, a amilase pode ser analisada diretamente no sangue e na saliva do paciente, mas no caso da amilase em líquidos corporais, a análise da amilase presente é feita no líquido peritoneal.
O líquido peritoneal é um líquido transparente presente na cavidade abdominal, cuja função é manter os órgãos do abdômen bem lubrificados. Assim, conforme eles se movimentam durante o processo de digestão, os órgãos não sofrem tanto atrito uns com os outros.
Para a análise clínica da amilase em líquidos corporais, é coletada uma amostra do líquido peritoneal do paciente. Por ser um procedimento levemente invasivo, geralmente ele deve ser feito em hospitais, e não em laboratórios.
Geralmente, a coleta é feita por meio de uma punção com agulha em determinados pontos do abdômen. O procedimento é feito com anestesia local e colhem-se cerca de três tubos encaminhados para análise laboratorial.
O procedimento não deve ser realizado em gestantes.
Com os valores da amilase presentes no fluido peritoneal é possível diagnosticar o paciente com uma série de condições médicas, como cirrose hepática, hipoproteinemia, pancreatite, traumas e até mesmo câncer e insuficiência cardíaca congestiva.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.