CA 125 é uma proteína que ocorre naturalmente no corpo e que pode servir como um marcador tumoral para cânceres de ovário e endométrio, além de um indicador da presença de tumores em órgãos como fígado, pulmão, mama, reto e estômago.
CA 125 é uma proteína que ocorre naturalmente no corpo e que pode servir como um marcador tumoral para cânceres de ovário e endométrio, além de um indicador da presença de tumores em órgãos como fígado, pulmão, mama, reto e estômago.
O CA 125 está presente em algumas células que são cancerígenas e, por isso, em pacientes que apresentam níveis elevados de CA 125 circulando em seu sangue, ele pode servir como um indicador de que o paciente tem um câncer, por exemplo.
Quando os níveis de CA 125 estão elevados, conforme é demonstrado pelo exame CA 125, o paciente pode ter um câncer, sendo que o exame pode ser indicativo de que é necessário realizar mais exames complementares no paciente para investigar se há ou não a presença de câncer.
É importante ressaltar que nem sempre o CA 125 elevado é um sinal de câncer. Durante o primeiro trimestre da gestação, a gestante pode apresentar níveis elevados de CA 125, e o mesmo vale para mulheres que estão no ciclo menstrual.
Outras condições médicas, como a cirrose, a doença inflamatória pélvica, a pancreatite e a endometriose, por exemplo, também fazem com que o paciente apresente níveis aumentados de CA 125.
É como se o exame de CA 125 fosse um alerta de que é preciso estudar o corpo do paciente de forma mais aprofundada, para descartar o diagnóstico de câncer, permitindo que ele passe por exames e avaliações complementares antes mesmo de apresentar os sintomas que poderiam levá-lo a desconfiar de um câncer ou não.
Com isso, adianta-se o tratamento, aumentando as chances de recuperação da pessoa, já que, quanto mais cedo se trata o câncer, melhores são as chances de recuperação.
Geralmente, o exame de Ca 125 é indicado para pacientes com alto risco de desenvolvimento de câncer de ovário ou de útero, com indicadores como histórico familiar, por exemplo.
Quando o câncer já foi confirmado, o exame de Ca 125 acaba servindo como um indicador da eficiência do tratamento (se está dando resultado ou não).
Para a realização do exame de CA 125, é coletada uma pequena amostra de sangue do paciente, em um exame de sangue tradicional.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Tocantins e no Distrito Federal.
Não há preparos para este exame.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.