O exame é feito para se avaliar os níveis de colesterol LDL presentes no organismo do paciente.
As análises clínicas são exames que permitem observar indicadores e valores referentes a substâncias presentes em seu organismo. Por meio dos dados obtidos nas análises clínicas, é possível entender melhor como está a saúde de um indivíduo, bem como indicar um tratamento caso alguma patologia seja diagnosticada.
No caso da análise clínica de LDL – sigla para Low Density Lipoprotein – o exame é feito para se avaliar os níveis de colesterol LDL presentes no organismo do paciente.
O LDL é popularmente conhecido como “colesterol ruim”, por ser uma lipoproteína de baixa densidade, acumulando-se nas paredes das artérias, elevando o risco de desenvolvimento de doenças coronarianas.
O LDL é considerado pelos médicos como sendo um “colesterol ruim”. Isso porque, em níveis elevados na corrente sanguínea, o LDL se deposita nas paredes das artérias e veias do sistema circulatório, formando placas de gordura.
Conforme o tempo passa, essas placas de gordura começam a impedir a livre circulação do sangue, no quadro de aterosclerose, causando problemas diversos que vão desde o aumento da pressão arterial até a formação de coágulos e problemas mais sérios, como o infarto do miocárdio.
Controlar os valores de LDL no sangue, por meio do exame LDL, permite tratar o paciente e evitar a formação dessas placas de gordura.
A elevação do LDL na corrente sanguínea se dá, especialmente, devido a alimentação desbalanceada e obesidade, sendo, portanto, essencial manter uma dieta saudável e exercícios físicos como forma de evitar condições decorrentes do LDL elevado.
O exame de LDL é um exame de sangue convencional, em que o técnico responsável irá coletar uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço. A coleta é feita em segundos e depois o paciente será liberado.
Em geral, para o exame de LDL, pede-se algumas horas de jejum antes do exame. Essa e demais informações deverão ser confirmadas com o local do exame, durante o agendamento.
Criança em aleitamento, a coleta deve ser realizada no intervalo entre a alimentação. Até 5 anos, necessárias 4 horas de jejum. Outras idades, jejum de 12 horas.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Tocantins e no Distrito Federal.
Jejum a critério médico. Devem-se evitar ingestão de álcool e atividade física vigorosa nas 72 e 24 horas que antecedem a coleta de sangue.
Jejum não é obrigatório.
Recomenda-se evitar o consumo de álcool e atividades físicas intensas nas 72 e 24 horas que antecedem a coleta de sangue
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.