Náuseas e Vômitos
Como lidar com as náuseas e vômitos durante o tratamento contra o câncer?
O tratamento contra o câncer costuma ser um momento bastante delicado na vida de qualquer paciente. Muitas modalidades de combate à doença não causam grandes efeitos colaterais, enquanto outras costumam ser um pouco mais agressivas ao organismo.
Dependendo do tipo de medicamento antineoplásico que o paciente recebe e a sensibilidade individual, podem ocorrer náuseas, sintoma também conhecido como enjôo ou ânsia de vômito.
Vale lembrar que nem todo paciente que passa pelo tratamento terá esses sintomas e que existem muitas medicações eficazes nesse sentido.
Existem algumas formas de lidar com as náuseas e o vômito que afligem o paciente oncológico.
A primeira é seguir à risca as recomendações dadas pelo médico Oncologista.
Geralmente, como forma de preparo para uma sessão de quimioterapia, são recomendadas a ingestão de remédios antieméticos (que atuam contra o enjôo), que começam a agir antes mesmo que os quimioterápicos sejam dados ao paciente.
A náusea e o vômito costumam se apresentar ao paciente oncológico em uma janela que vai de 2 horas a até 3 dias depois da aplicação da medicação.
Por isso, depois da quimioterapia, é preciso seguir fazendo o uso dos medicamentos indicados pelo médico.
Outras boas práticas para evitar náuseas e vômitos durante o tratamento quimioterápico incluem:
- Evitar odores fortes e pungentes;
- não comer de forma forçada;
- evitar longos períodos de jejum;
- ficar em ambientes frescos e bem ventilados;
- manter uma boa higiene oral;
- comer alimentos leves, evitando frituras e pratos mais gordurosos; e
- manter-se sempre bem hidratado.
Se durante o tratamento o paciente não sentir vontade de comer, pode-se fazer pequenas adaptações na dieta, mantendo-o sempre bem hidratado. A orientação nutricional pelo especialista pode auxiliar na escolha da alimentação e assim aliviar um pouco a náusea e os vômitos.
A Oncologia D’Or é referência no tratamento oncológico nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Ceará, Tocantins e Bahia.
A Oncologia D’Or conta com especialistas no tratamento oncológico, como Oncologistas, Radio-oncologistas e Cirurgiões. A equipe de apoio ao tratamento oncológico continua ainda com profissionais capacitados como psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, que oferecem tratamento médico de excelência.